
A 39ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (8), em Brusque, no Vale do Itajaí, com a sangria do primeiro barril de chopp no Pavilhão da Fenarreco. A cerimônia reuniu autoridades e deu início a 11 dias de programação, com gastronomia típica, apresentações culturais e música.
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, participou da abertura e destacou a importância da festa para a cultura e a economia do município. Durante o evento, ela entregou um cheque de R$ 500 mil destinado à realização da 39ª Fenarreco.
“A Fenarreco demonstra a força do povo de Brusque desde a superação das enchentes de 1984. É um evento que une tradição, gera poder econômico ao movimentar o comércio e o turismo”, afirmou a vice-governadora.
O prefeito de Brusque, André Vechi, ressaltou o impacto econômico da festa e a participação de empresas locais na estrutura do evento.
“A Fenarreco é pensada primeiro com foco na qualidade para as famílias de Brusque, com entrada gratuita e a novidade da sala sensorial para crianças autistas. Ao priorizarmos fornecedores e cervejarias locais, retemos cerca de R$ 3 milhões na cidade que antes iam para fora, fortalecendo a economia e gerando oportunidades para a nossa gente”, declarou.
A rainha da 39ª Fenarreco, Caroline Leite, deu as boas-vindas aos visitantes e convidou a comunidade a aproveitar a programação.
“É uma alegria receber os fenafesteiros para mais uma edição da nossa festa. Preparamos tudo com muito carinho para que moradores e visitantes possam aproveitar a gastronomia, o chopp, a música e as nossas tradições. Sejam todos muito bem-vindos à Fenarreco!”, disse.
Programação da primeira noite
O palco da abertura recebeu o grupo de canto alemão Deutscher Sängerverein, o Freechopp Duo e a Banda Cruzeiro. A Banda Cavalinho encerrou a primeira noite de festa.
Desfile reuniu mais de 70 grupos
Antes da cerimônia no pavilhão, o tradicional desfile de boas-vindas levou mais de 70 grupos à avenida Beira Rio, em Brusque. O percurso começou nas proximidades do Stock Archer e seguiu até o Pavilhão da Fenarreco, reunindo milhares de pessoas ao longo da avenida e na chegada à festa.
A chuva não impediu a participação dos grupos, que cruzaram a avenida com trajes típicos e animação para marcar o início da programação.
“Foi um desfile muito bonito, que mostrou como as pessoas estavam ansiosas pela Fenarreco. Este é o momento de a comunidade ocupar a rua com seus trajes e dar início à festa”, destacou a diretora-geral da Fundação Municipal de Turismo, Juliana da Silva.
















