Home / Economia / ZEN S.A. é reconhecida como uma das melhores do mundo na Filosofia Lean

ZEN S.A. é reconhecida como uma das melhores do mundo na Filosofia Lean

A ZEN SA, indústria automotiva sediada em Brusque (SC), está entre as empresas no mundo que melhor aplicam a cultura da melhoria contínua e do antidesperdício em prol da eficiência de suas operações. Quem atesta é o KAIZEN Institute, o mais importante instituto voltado a propagar a Filosofia Lean. Na última quinta-feira, dia 14, o presidente da ZEN SA, Gilberto Heinzelmann, esteve em Bolonha, na Itália, para representar o Brasil e receber uma condecoração pela empresa, que conquistou o segundo lugar no Global KAIZEN™ Award.

“Grande honra e orgulho representar o time da Zen nesta cerimônia de premiação. Mais de 200 empresas em sete países apresentaram seus cases de melhoria contínua. Destes, sete foram representados no evento global em Bolonha, tendo a Zen sido premiada como segunda colocada”, comemora Heinzelmann. Para o presidente da ZEN SA, as ferramentas do Lean podem ajudar empresas e instituições brasileiras a elevar o país a um novo patamar de competitividade global. 

Como vencedora do Global KAIZEN™ Award, a ZEN SA apresenta um cenário almejado por empresas de todos os portes. Em cinco anos o Custo de Não Qualidade (CNQ) teve redução de mais de 80%, a produtividade cresceu 30% e o tempo que uma peça leva para passar por todos os processos até ser enviada ao cliente reduziu em 75%. Além do ganho em produtividade, o trabalho orientado pelo Lean também contribui para a segurança dos colaboradores.  Neste período, a empresa reduziu em 95% o número de acidentes. Para padronizar a manufatura com base nos conceitos do Lean, em 2017 a companhia lançou seu próprio sistema de manufatura.

Lean é uma filosofia largamente disseminada na indústria, com adesão de grandes companhias mundiais. É reconhecidamente um dos métodos mais eficientes para reduzir custos e identificar perdas e desperdícios nos processos. Embora implantada principalmente na manufatura, Heinzelmann pontua que esta Filosofia pode ser aplicada aos mais diversos segmentos e portes, ajudando empresas a melhorar processos e maximizar ativos.

Sobre o Global KAIZEN™ Award

O KAIZEN™ Institute atua em mais de 30 países. Anualmente, seus escritórios regionais concedem o Prêmio KAIZEN™ Lean em diferentes categorias. No Brasil, a premiação é realizada há quatro anos em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Vanzolini e Instituto Mauá de Tecnologia. A ZEN SA foi indicada ao Global KAIZEN™ Award pelo case relacionado ao Sistema de Manufatura ZEN, vencedor da principal categoria da edição brasileira do Prêmio em 2018, concorrendo com as empresas Scania e Siemens.

Para ser aceita como finalista da edição global, a empresa catarinense passou por nova avaliação e aprovação de outras filiais do KAIZEN™ Institute no mundo.

O primeiro lugar do Global KAIZEN™ Award ficou com a portuguesa Galp, em segundo a ZEN SA e em terceiro a italiana Ducati Motor Holding. Ainda estavam entre os finalistas os seguintes representantes de diferentes países: Grupa Kapitałowa PKP Energetyka (Polônia), LEONI Kerpen GmbH (Alemanha), Royal FloraHolland (Holanda) e Zoetis (Espanha).

O Sistema de Manufatura ZEN (SMZ) envolve os colaboradores em torno da cultura da qualidade e da melhoria contínua. Esta metodologia considera que cada posto de trabalho deve ser certificado em sete pilares, monitorados por meio de cinco indicadores fundamentais para a manufatura da empresa. Colaboradores, tanto da produção quanto das áreas de apoio, implementam essas diretrizes por meio de um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação. Ao final, cada centro de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de padrões de alto nível de qualidade, segurança e produtividade.

O Diretor de Operações da ZEN SA, Eduardo Bertolini, destaca que a implantação da Filosofia Lean só alcança sucesso quando equipes estão alinhadas e engajadas. “Conquistar o segundo lugar do Prêmio Global Kaizen veio para coroar nossa dedicação, afinal nosso time trabalhou intensamente nos últimos cinco anos para desenvolver o Sistema de Manufatura ZEN. Juntos apresentamos ótimos resultados e provamos que a colaboração vale a pena, o que é motivo de muito orgulho para toda a empresa”, comemora o executivo. Para ele, os colaboradores da ZEN são os grandes protagonistas desta conquista, pois são eles que aplicam e seguem os conceitos do Lean em suas responsabilidades diárias.

O Curso Agente Lean é um dos destaques do Sistema de Manufatura ZEN, pois prepara colaboradores para atuar com o pensamento Lean. As aulas são ministradas por colaboradores qualificados, valorizando os talentos internos e incentivando a troca de conhecimento dentro da própria empresa. Desde 2013, mais de 200 colaboradores já se formaram como agentes Lean. Ao finalizar o curso, que tem duração de três meses, o colaborador apresenta um projeto para melhorar processos ou evitar desperdícios na empresa.

A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada.

Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 11 milhões de produtos. Seu portfólio também inclui polias de alternador, tensores de correias, kits de distribuição, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões.

Veja Também

Havan anuncia cancelamento de publicidade na Rede Globo

Em nota divulgada nesta quinta (7), o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.