Home / Saúde / Vacina contra o sarampo está disponível para crianças de 6 meses a 11 anos nas UBSs

Vacina contra o sarampo está disponível para crianças de 6 meses a 11 anos nas UBSs

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças entre seis e 11 meses de vida devem tomar a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo. A determinação é do Ministério da Saúde, através da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, que anunciou a medida na noite de quarta-feira (21). A medida vale para todo o país, inclusive para municípios que não tem casos da doença. Antes, somente eram imunizadas crianças dessa faixa etária que fossem viajar para regiões com surto da doença.

Em Brusque, a vacina para esse público já está sendo disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, assim como na Policlínica Central. Para receber a dose, os pais devem levar a carteira de vacinação e um documento da criança, como a certidão de nascimento, além do RG do acompanhante.

A “dose zero”, porém, não altera o calendário de vacinação da criança, que deve retornar ao posto de saúde ao completar um ano, para receber a tríplice viral e o reforço aos 15 meses com a tetra viral.

Outros grupos que devem se imunizar contra o sarampo são: qualquer adulto com até 29 anos, que não tenha recebido a vacina, deve tomar duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias; pessoas entre 30 e 49 anos, uma dose, sem a necessidade de repetição. Acima desta idade, somente por recomendação médica. Dúvidas podem ser esclarecidas nas salas de vacinação dos postos de saúde.

Veja Também

Inaugurada nova Clínica Municipal de Fisioterapia

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, na tarde desta ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.