Home / Geral / URGENTE: Rio Itajaí-mirim pode atingir 8,30m nesta segunda

URGENTE: Rio Itajaí-mirim pode atingir 8,30m nesta segunda

A Defesa Civil de Brusque informa que o nível do Rio Itajaí-Mirim pode atingir o pico de até 8,30 metros durante a manhã desta segunda-feira (5). Em razão disso, funcionários da Defesa Civil estão reunidos com secretários do governo para adoção de medidas protetivas a fim de minimizar eventuais danos à população brusquense.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edvilson Cugik, a previsão de chuva neste domingo (4) se confirmou em volume maior do que o esperado, sendo que somente em Vidal Ramos houve uma chuva superior a 70 milímetros somente nas duas últimas horas, o que acaba refletindo no nível do Rio Itajaí-Mirim.

Em Vidal Ramos, às 23h30 deste domingo o nível do rio alcançou 4,86 metros, volume bastante alto, conforme explica Cugik. “Com isso, teremos problemas em Brusque no início da manhã”, comenta.

Ele observa que a projeção inicial de 8,30 metros ainda pode sofrer alterações durante à noite, conforme for se configurando a situação das chuvas em Botuverá. Por isso, a orientação da Defesa Civil é de que todas as pessoas que morem em áreas com cotas abaixo de 8,30 metros tomem as medidas protetivas contra as cheias.

“Orientamos para que as pessoas levantem suas coisas, e, se precisarem de abrigo, se desloquem para a Arena Brusque ou se preferirem até mesmo para casa de um parente”, afirma Cugik.

Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil, com o volume de chuva também devem ocorrer problemas de deslizamentos, isso por quê o solo está muito encharcado.

“Pedimos, principalmente às pessoas que moram em locais de encostas, que fiquem atentas durante a noite, pois vai continuar chovendo, embora de forma mais branda. É importante que pelo menos uma pessoa da família fique atenta em relação a qualquer situação de movimentação de terra e que, nestes casos, as pessoas deixem o local a procura de um lugar mais seguro”, finaliza.

Confira o que disse Edmilson Cugik, da Defesa Civil de Brusque:

 

Veja Também

AMA Brusque elege nova diretoria

Foi realizada na noite de terça-feira, 12 de novembro, a Assembleia Extraordinária, que elegeu a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.