Home / Geral / UNIFEBE cria Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais

UNIFEBE cria Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) criou um Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais. O planejamento prevê a retomada em etapas das atividades presenciais, assim que o estado determinar o relaxamento das medidas de quarentena.

O documento foi pautado nas experiências vividas e documentadas pelo setor educacional, nas normativas dos órgãos reguladores da Educação Superior (MEC) e leva em consideração as orientações das autoridades de saúde, a identidade institucional e as especificidades das atividades dos cursos da UNIFEBE.

“O objetivo desse planejamento é nortear as ações presenciais, prezando pela segurança e saúde de nossos alunos, colaboradores e comunidade em geral. O retorno gradual às aulas presenciais é de fundamental importância para que nossos estudantes possam retomar suas atividades acadêmicas e manter sua rotina de estudos, sobretudo, com relação aos componentes curriculares, que, por sua natureza, não podem ser cursados de maneira não presencial”, frisa a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Para a elaboração do Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais a instituição levantou o quantitativo de acadêmicos presentes na universidade por dia de semana e a capacidade física de cada laboratório e espaços a serem utilizados nas atividades. A partir do diagnóstico, a UNIFEBE criou protocolos de acordo com a prioridade de retorno das aulas práticas dos componentes curriculares.

Os protocolos

Os protocolos institucionais nortearão as ações administrativas e pedagógicas e deverão ser observados por acadêmicos, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa, enquanto estiverem nas dependências da UNIFEBE.

Protocolo de Saúde

Voltado ao combate e à disseminação da pandemia da COVID-19, a instituição adota medidas de higiene, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde. Dentre as ações está a organização de salas de aulas, laboratórios, espaços de convivência e administrativos com distância mínima de 1m², higienização rigorosa em todos os espaços da instituição, disponibilização de álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras e fiscalização e disponibilização de local para aferição da temperatura. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Clínica Escola e Serviços de Psicologia e os demais espaços de atendimento externos trabalharão com atendimento agendado e individualizado. Para evitar o aglomero de estudantes nos espaços de convivência da universidade, a UNIFEBE também realizará os intervalos de maneira intercalada entre as turmas.

Protocolo Didático-Pedagógico
Neste protocolo, a instituição propõe em etapas o retorno das aulas presenciais.

1ª etapa – primeiras oito semanas:
Retorno de até 25% dos estudantes e docentes que não se enquadram no grupo de risco. Nesta fase voltam as atividades práticas, de laboratório e estágios curriculares obrigatórios. As disciplinas teóricas continuam em formato take-home.

2ª etapa – cinco semanas seguintes:
Retorno de até 75% dos estudantes e docentes que não se enquadram nos grupos de risco. Nesta fase voltam as atividades práticas, de laboratório e estágios curriculares obrigatórios. As disciplinas teóricas continuam em formato take-home.

3ª etapa –
Retorno de 100% dos alunos e docentes às atividades presenciais.

“É importante lembrar que este plano não tem uma data específica para início, pois não temos uma previsão de retorno das aulas presenciais. Entretanto, as atividades administrativas já acontecem presencialmente na instituição desde o dia 13 de abril. As medidas citadas no documento levam em consideração o contexto atual da pandemia da COVID-19, e podem ser readequadas de acordo com novas orientações das autoridades de saúde e de novas normativas no âmbito da Educação Superior”, conclui a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. 

Veja Também

Secretaria da Educação terá endereço na web para cadastro do kit merenda

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Brusque terá a partir de segunda-feira (25) um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.