Home / Entretenimento / “Teares que cantam e encantam” revive história de Brusque

“Teares que cantam e encantam” revive história de Brusque

As fotos antigas tornaram-se plano de fundo para uma conversa de volta ao passado. As histórias contadas pelas lentes do fotógrafo brusquense, Érico Zendron, foram revividas em uma divertida troca de lembranças no seminário “Teares que cantam e encantam”. O evento promovido pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em comemoração aos 159 anos da fundação do município, reuniu grande público no domingo pela manhã (4), na sala 1, do Cine Gracher.

Mediado pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o VIII Seminário Temático abordou a história de Brusque a partir das memórias do neto do Cônsul Carlos Renaux, Gerd Albert Walter Gommersbach, dos registros fotográficos de Érico Zendron, complementados pelo olhar curioso da historiadora e criadora do grupo Curto Fotos Antigas de Brusque, Jaqueline Kuhn.

A iniciativa em parceria com o Shopping Gracher fez os espectadores revirem momentos importantes desses 159 anos, desde a chegada do Cônsul em Brusque até os dias atuais, com o compartilhamento das fotos históricas pelo Facebook.

Após relembrar alguns episódios da história, as melodias que marcaram época embalaram o sarau apresentado pelo Coro UNIFEBE. Ao som de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Aldo Krieger, os acadêmicos da UNIFEBE representaram o maquinário têxtil, os operários e o industrial Cônsul Carlos Renaux. A ação contou com a parceria da Fundação Cultural.

“Hoje escrevemos mais algumas linhas da nossa história, compartilhando tantas memórias que formaram nossa identidade. Nosso desejo é que isso não se perca, que as pessoas entendam a importância de manter viva nossa história”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, Rosemari Glatz.

Desfile de Aniversário

Antes de iniciar o seminário, os acadêmicos da UNIFEBE e os estudantes do Colégio Universitário de Brusque parabenizaram o município em mais um Desfile de 4 de agosto. 
Com o tema sustentabilidade, “Semeando nosso futuro”, as instituições de ensino felicitaram os brusquenses, entregando sementes de girassol. 

Veja Também

Familiares de motociclista morto em acidente fazem campanha para sepultamento

A família de Felipe Lira de Souza de 20 anos de idade, morto em um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.