Home / Saúde / Segundo caso de Sarampo é confirmado em Brusque

Segundo caso de Sarampo é confirmado em Brusque

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira (15) a confirmação de mais um caso de Sarampo em Brusque. Este é o segundo em menos de uma semana, após a cidade não registrar a doença por mais de vinte anos.

A paciente, uma jovem de 18 anos, moradora do bairro Rio Branco, apresentou os primeiros sintomas no final de novembro do ano passado, onde já foi medicada e vários exames analisados pelo Laboratório Central (LACEN) de Florianópolis, que confirmou a doença.

Como medida preventiva, foi feito o bloqueio epidemiológico nas pessoas de convívio da jovem, onde oito adultos receberam a vacina como forma preventiva. A doença não se alastrou. A paciente, não corre nenhum risco.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, neste momento não há nenhum caso suspeito em Brusque sob investigação. “Queremos tranquilizar a população que no ano passado tivemos 15 casos suspeitos, e apenas dois que foram confirmados agora no início de 2020. Os demais já foram descartados. Porém, reforçamos que o vírus do Sarampo está circulando em todo o Brasil, e há registro em cidades vizinhas, portando a única forma de prevenção é a vacina”, esclarece.

Todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacinação tem estoque do imunológico contra o Sarampo. O morador deve se dirigir até o local com a carteira para verificação e, se estiver faltando a dose, o servidor já aplica no exato momento. Está previsto para fevereiro, mais uma campanha nacional, visando chamar a atenção de toda a sociedade brasileira no combate a doença.

Veja Também

Falta de vacinas fecha salas de vacinação em Brusque

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.