Home / Geral / Sebrae e Prefeitura de Guabiruba lançam o “Cidade Empreendedora”

Sebrae e Prefeitura de Guabiruba lançam o “Cidade Empreendedora”

A Câmara Municipal de Guabiruba foi palco para o lançamento do Programa Cidade Empreendedora, durante a noite desta segunda-feira, 3 de julho. O evento marcou, de forma oficial, a adesão do município ao projeto elaborado pelo Serviço ao Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC), que contempla uma série de soluções para o Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo, com foco na educação empreendedora e no apoio à atividade dos micro e pequenos empresários.

Participaram do lançamento o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler; vice-prefeito Valmir Zirke; o presidente Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann; o coordenador regional do SEBRAE/SC, Alcides Sgrott Filho; o gestor de projetos do SEBRAE/SC, Celso Pirmann; e a consultora do SEBRAE/SC, Tamara Legarrea. Diante de uma plateia lotada, composta por lideranças políticas, empresariais e integrantes da comunidade.

Alcides Sgrott Filho destaca que o projeto tem caráter multidisciplinar, com operações que vão desde a desburocratização, passando pelo planejamento estratégico do turismo, até a educação empreendedora de crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino. São em torno de 34 soluções e 23 consultores que vão estar constantemente trabalhando em Guabiruba. Em especial, Sgrott cita o grande case de sucesso do programa oferecido pelo SEBRAE, que é a Sala do Empreendedor. “Traz facilidades na hora de abrir e gerir sua empresa. Nada mais justo do que ter um espaço voltado para esse pequeno e microempreendedor. É muito importante que a gente fortaleça todo o empresariado de Guabiruba”, ressalta.

Na visão do prefeito Matias, a adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora tem como principal meta a diversificação da economia guabirubense. Para ele, a parceria com o SEBRAE/SC irá permitir descobrir quais são os segmentos com potencial de investimento na cidade de Guabiruba. Kohler preconiza que a participação da iniciativa privada é essencial para o sucesso do projeto. “Não é um programa de governo, um projeto da administração municipal. É uma parceria com toda a comunidade, onde se busca colher os resultados daquilo que propõe o programa”.

A fala do chefe do Executivo municipal vem ao encontro com o que ressaltou o diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Guabiruba, Sidnei Dematé. De acordo com o servidor, proporcionar bons ambientes de negócio para os pequenos e microempreendedores da cidade foi o principal combustível para adesão ao “Cidade Empreendedora”. Dematé frisa que apesar do evento do lançamento, uma das primeiras ações do SEBRAE/SC já está ocorrendo. Trata-se dos levantamentos e diagnósticos feitos por consultores da entidade em áreas como Compras Públicas, Assistência Social e Turismo. “Dentre todas as soluções, proporcionar novas fontes de renda para o município é o nosso principal intuito”, conclui.

Veja Também

Vigas da nova ponte do Ribeirão Limeira são colocadas

Avançam conforme o cronograma as obras da Ponte sobre o Ribeirão Limeira e também da ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.