Home / Geral / Previsão indica volta da chuva no domingo
Foto: James Tavares / Secom

Previsão indica volta da chuva no domingo

O sol voltou a brilhar em todo o Estado nesta sexta-feira, 2, com temperaturas mais baixas no início da manhã devido à massa de ar frio e seco atuando no Sul do Brasil. De acordo com a Epagri/Ciram, o sábado, 3, ainda terá a presença do sol com algumas nuvens, mas a partir de domingo a chuva retorna ao Estado e deve se estender durante toda a semana que vem, em todas as regiões.

O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, explica que o volume de chuva registrado no mês de maio foi bem acima da média. “No período de 31 dias, choveu o que era esperado para os meses de maio, junho e julho”, aponta. Segundo ele, os primeiros dias de junho também devem acumular o volume que estaria previsto para todo o mês. “É uma situação crítica e fica ainda mais preocupante somada a esse quadro do mês de maio, que terminou”, frisa o meteorologista.

– Domingo (04/06): a instabilidade volta com chuva e trovoadas no Oeste e Meio-Oeste, se estendendo a todo o Estado no decorrer do dia. Os maiores acumulados estão previstos para o Oeste e Meio-Oeste.

– Segunda-feira (05/06): tempo segue encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido à passagem da frente fria por Santa Catarina. Maiores acumulados previstos para o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

– Terça-feira (06/06): Predomínio de nuvens e condição de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria. Os valores de chuva são menores neste dia. Segundo a Epagri Ciram a condição de chuva deve permanecer pelo menos até a quinta-feira (08/06). Após esse período, o sol volta a aparecer com mais frequência no Estado e a temperatura fica mais baixa, mas sem indicativo de frio rigoroso até o momento.

Defesa Civil reforça ações em todo o Estado

A previsão de chuva, com volumes significativos, em todas as regiões do Estado, deixa em alerta toda a estrutura de Defesa Civil em Santa Catarina. O secretário adjunto da Defesa Civil estadual, Fabiano de Souza, explica que serão reforçadas as ações preventivas, sobretudo nas regiões onde há um risco maior de problemas como deslizamentos e enchentes. “Nesses locais, haverá o monitoramento permanente das cotas de rios, sendo que as famílias em situação de risco deverão ser retiradas, de forma antecipada, de suas casas e levadas para abrigos seguros”, esclarece.

O secretário reforça ainda que as equipes de resposta da Defesa Civil do Estado também estão preparadas para apoiar os municípios, que numa eventualidade, precisarem de ajuda para ações como o abastecimento de abrigos, documentações e envio de equipes e profissionais para o trabalho de salvamento.

“É importante ressaltar que o volume de chuva será muito significativo e em todas as regiões. Toda a atenção será dispensada tanto para o trabalho preventivo, quanto para o atendimento que seja necessário oferecer a população. A preocupação é maior com as regiões que já estão com níveis hidrológicos e geológicos saturados, como são os casos do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e o Vale do Itajaí”, observa.

Veja Também

Rita Cássia Conti é a primeira mulher eleita presidente da ACIBr

O nome da empresária Rita Cassia Conti entrou para a história da Associação Empresarial de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.