Home / Geral / Previsão é de queda acentuada de temperatura para os próximos dias
Foto: James Tavares / Secom

Previsão é de queda acentuada de temperatura para os próximos dias

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (22). O boletim informa sobre a passagem de uma frente fria, que provoca chuva em Santa Catarina.

Na região norte do Estado espera-se temporais. Com a chuva intensa e acúmulo de volumes consideráveis em curto período de tempo há possibilidade de alagamentos pontuais.

“Vale destacar que essa chuva prevista para hoje ainda não é o suficiente para amenizar a situação de estiagem em Brusque. Este mês temos um acumulado 89% menor do que o esperado. Mesmo com a chuva que está prevista ficaria em torno 59% nosso déficit”, avalia o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer.

Queda de temperatura

A partir de de sábado (23) até terça-feira (26) será registrada baixa de temperatura em todas as regiões do Estado, sobretudo nos locais mais altos.

Na noite de sábado e madrugada de domingo (24) há pequena chance de chuva congelada e neve isolada nas áreas altas do Planalto Sul. No início da semana, as madrugadas serão as mais frias, com mínima de – 5°C a 4ºC e formação de geada ampla, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.

Em situação de frio intenso, a recomendação da Defesa Civil é para que se evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas, mantenha os ambientes bem ventilados, e se tenha atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua). Animais domésticos também devem ser abrigados nas noites mais frias.

Por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19), a orientação é para que toda a população higienize frequentemente as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel e mantenha o isolamento ou distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório na rua e em estabelecimentos comerciais.

A Defesa Civil de Brusque orienta ainda, para o uso consciente da água, por conta da estiagem registrada nos últimos meses. “Está proibido o uso da água para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos e muros”, lembra Archer.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Veja Também

Movimento “É hora de comunicar” conta com mais de 20 apoiadores

Criada com objetivo de incentivar a comunicação e unir comunicadores e empresas do setor de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.