Home / Geral / População denuncia terrenos baldios em Brusque

População denuncia terrenos baldios em Brusque

Por conta das altas temperaturas registradas em Brusque, comuns nessa época do ano, o Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN) registrou um aumento no número de denúncias referente aos terrenos baldios. De 6 de janeiro até o momento mais de 10 denúncias já foram recebidas.

De acordo com o diretor presidente do Instituto, Rogério dos Santos, em 2019, o retorno dos proprietários dos imóveis denunciados foi positivo e a limpeza dos espaços providenciada logo após o recebimento da notificação.

“Nos utilizamos das Leis Complementares 139/2008 e 287/2019, que abordam as diretrizes para estes casos. Após o recebimento da denúncia encaminhamos os fiscais para notificar o proprietário e solicitar a limpeza do local. Este ano, com o recente caso do escorpião em Brusque, a Vigilância Epidemiológica vem trabalhando fortemente em terrenos baldios e construções abandonadas e solicitando o auxílio do IBPLAN para identificar os proprietários dos imóveis”, explica.

Santos destaca também, que o Instituto encaminhou memorando (0023/2020) para a Procuradoria Geral do Município solicitando um parecer e amparo jurídico, para que possa ter mais efetividade na resolução dos casos, pois além dos escorpiões, há casos de outros animais peçonhentos que colocam em risco a saúde do cidadão.

Segundo o coordenador de Fiscalização do IBPLAN, Waldir da Silva Neto, é importante que o nome proprietário do imóvel denunciado seja informado, pois nem sempre os dados estão atualizados no sistema da Prefeitura.

“Tivemos um caso no bairro Steffen, que o terreno estava em nome de um falecido, em processo de inventário”, exemplifica.

Como denunciar

As denúncias referente a necessidade de limpeza dos terrenos baldios ou residências abandonadas podem ser realizadas via Ouvidoria, pelo número 156 ou diretamente com o IBPLAN, pelo telefone 47-3251-1830.

Veja Também

Defesa Civil alerta para temporais na tarde desta terça

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque informa que há possibilidade de temporais ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.