Sábado, 12 de Julho de 2025
13°C 21°C
Brusque, SC
Publicidade

Operação Limes prende 12 pessoas em ação contra facção criminosa em SC

Investigação de um ano revela rede de tráfico comandada de presídios; advogada é proibida de entrar em penitenciárias

Por: Redação
04/07/2025 às 15h22
Operação Limes prende 12 pessoas em ação contra facção criminosa em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Limes, uma ação coordenada pela Delegacia de Polícia de Garuva voltada ao combate de uma facção criminosa que atuava no estado. A operação resultou na prisão de 12 pessoas e no cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão.

Continua após a publicidade

As investigações, desenvolvidas ao longo de um ano, revelaram uma complexa rede de atividades criminosas focada principalmente no comércio de drogas ilícitas. Segundo a polícia, as lideranças do grupo criminoso comandavam as operações de dentro dos presídios, emitindo ordens a outros integrantes em liberdade por meio de aparelhos celulares, "pipos" e até mesmo através de um defensor.

A operação contou com o apoio de diversas delegacias regionais, incluindo as DICs de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Brusque, além das DPCos de Camboriú, Navegantes, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Balneário Piçarras e Timbó. Também participaram as DPCamis de Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú, além da Polícia Penal e Polícia Militar de Garuva.

Durante a ação, foram apreendidas drogas ilícitas, dinheiro e outros elementos relacionados à investigação. Dois estabelecimentos prisionais em Joinville e um em Florianópolis foram alvos de busca e apreensão nas celas onde estavam recolhidos os investigados.

Continua após a publicidade

Uma medida cautelar foi decretada contra uma advogada, proibindo seu ingresso em qualquer estabelecimento prisional e determinando a proibição de contato com os investigados por qualquer meio.

O nome "Limes", termo em latim que se refere à fortificação dos limites territoriais, representa o reposicionamento das forças de segurança nas divisas estaduais, onde o crime tenta se infiltrar explorando brechas geográficas, logísticas e institucionais.

Na ação direcionada à DIC de Brusque, foram apreendidas maconha e ecstasy, além da prisão de uma mulher.

A operação demonstra a capacidade do Estado em defender suas fronteiras internas e garantir a ordem pública, reafirmando a presença estatal sobre áreas vulneráveis ao domínio do crime organizado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias