A contagem regressiva para a 38ª Fenarreco começou oficialmente na terça-feira (1º), com uma programação especial na praça Barão de Schneeburg, no Centro de Brusque. Mesmo enfrentando o frio, o público compareceu em bom número e se divertiu ao som da música germânica, participando das tradicionais brincadeiras que marcam a festa mais aguardada da cidade.
O evento, que celebrou os 100 dias para o início da Fenarreco, ofereceu aos participantes atividades como serra-serrador, corrida do saco, corrida do tamanco, disputa de comedores de rollmops e chopp em metro. A novidade deste ano foi o revezamento de chopp, que garantiu risadas tanto dos participantes quanto da plateia.
"Queremos engajar nossos moradores ao longo do ano, afinal a Fenarreco é de todos que vivem aqui. É a festa que expressa nossa cultura, nossa tradição", destacou Juliana da Silva, diretora-geral de Turismo.
A programação contou com a presença da realeza da Fenarreco, dos mascotes oficiais e do chopp da Associação Cervejeira Vale dos Teares. A ação foi promovida pela Prefeitura de Brusque, através da Fundação Municipal de Turismo, Fundação Cultural e Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O prefeito André Vechi enfatizou que o evento antecipa o clima festivo e demonstra o engajamento do público. "Apesar do frio, o calor humano mostra que estamos no caminho certo. A organização está bonita, com planejamento e dedicação para oferecer uma festa segura, com boa comida, bebida de qualidade e atrações que valorizam nossa cultura", afirmou.
Vechi também anunciou importantes inovações para a edição de 2025. Além da manutenção da entrada gratuita, toda a praça de alimentação e o chopp da festa serão fornecidos por empresas locais. "É uma forma de valorizar o comércio da nossa cidade e o trabalho do empreendedor brusquense. A Fenarreco é uma festa da cidade, feita por quem é daqui", completou o prefeito.
A 38ª Fenarreco já conta com R$ 805 mil captados e confirmados junto às empresas de Brusque e região, valor que supera o arrecadado em 2024. A captação garante a manutenção da entrada gratuita através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As patrocinadoras master são Havan e Komprão, e a festa conta ainda com o patrocínio da ZM S.A., Tecelagem Atlântica LTDA, Indústria Têxtil Porto Franco LTDA e New Invest Securitização de Créditos S.A.
"Graças aos parceiros e patrocinadores, e a um esforço conjunto dos organizadores do evento, neste momento o valor captado já é maior do que o de 2024. A captação continua até setembro, portanto podemos captar um valor ainda maior, deixando a festa cada vez com mais qualidade e mais inclusiva", explicou Igor Alves Balbinot, diretor-geral da Fundação Cultural de Brusque.
Juliana da Silva, diretora-geral da Fumtur, celebrou a adesão das empresas: "Estamos muito felizes com o valor já captado, são empresas que acreditam na nossa festa. Vamos continuar nos empenhando para buscar mais patrocinadores, pois este valor será utilizado para fazer uma festa à altura da nossa cidade".
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowski, ressaltou a importância econômica do evento para o município. "A Fenarreco vem crescendo em qualidade e público. A adesão das empresas mostra que estamos no caminho certo, elas querem estar junto conosco para celebrar nossas raízes e tradições".
A 38ª Fenarreco será realizada de 9 a 19 de outubro de 2025, com 11 dias de programação cultural, gastronômica e musical. O evento contará com uma vasta programação cultural, incluindo bandinhas típicas, brincadeiras e apresentações de grupos de danças folclóricas, com a parceria entre a Fundação Cultural e a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).