A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Médio Vale, uma ação de grande porte para desarticular uma facção criminosa que atua em Brusque e Guabiruba. A operação se estendeu também para os municípios de Indaial e Blumenau.
Mais de 50 policiais de diversas unidades participaram da ação, cumprindo 34 ordens judiciais. Foram expedidos 15 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão contra integrantes da organização criminosa.
A facção investigada possui ampla atuação no estado de Santa Catarina e é suspeita de envolvimento em crimes graves, incluindo tráfico de drogas, roubos e homicídios.
O resultado da operação foi significativo: 12 pessoas foram presas em cumprimento aos mandados judiciais, enquanto outras cinco foram detidas em flagrante por portarem objetos ilícitos no momento das buscas. A Polícia Civil não divulgou os locais específicos onde ocorreram as prisões.
Durante as ações, os agentes apreenderam duas armas de fogo, entorpecentes, dinheiro em espécie, uma balança de precisão e outros materiais que serão utilizados como evidências na investigação.
Todos os 17 presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.