A Câmara Municipal de Brusque promoveu na noite de segunda-feira (16) uma audiência pública para discutir as políticas públicas destinadas à população em situação de rua no município. O evento, proposto pelo vereador Felipe Hort (Novo) e conduzido em parceria com o presidente da Casa, Jean Dalmolin (Republicanos), contou com a participação de representantes da segurança pública, gestão municipal, sociedade civil e entidades terapêuticas.
Entre os participantes estiveram o tenente-coronel Pedro Carlos Machado Junior, comandante da Polícia Militar em Brusque, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Inajá Gonçalves de Araújo, o delegado Fernando de Faveri e o presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), Marlon Sassi.
O encontro também reuniu dez vereadores, incluindo Paulinho Sestrem (PL), líder do governo na Câmara, que representou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Volnei Montibeller.
Ao final dos debates, o vereador Felipe Hort apresentou os encaminhamentos da audiência, organizados em quatro frentes principais:
Melhoria da iluminação pública: A Câmara solicitará à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a identificação de áreas urbanas com baixa luminosidade para implementar melhorias. "Quanto mais iluminação tiver em praças e ruas, vai reduzir a criminalidade", defendeu Hort.
Acompanhamento do Centro POP: O vereador destacou a necessidade de maior conhecimento sobre as ações do serviço, que está com atendimentos suspensos, e propôs que a Câmara se torne sede das reuniões do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas para moradores de rua.
Fortalecimento de entidades terapêuticas: Hort enfatizou a importância de parcerias com organizações do terceiro setor, como Casa Peniel, Tmapp, Projeto Vida e Fazenda Canaã. "O poder público, sozinho, não vai conseguir resolver essa questão sem a união de esforços das entidades", afirmou, sugerindo estudos para facilitar a captação de recursos públicos por essas organizações.
Intensificação da fiscalização: O Legislativo deverá ampliar o acompanhamento das políticas públicas e das ações das entidades terapêuticas, incluindo a frequência dos acolhidos em cursos profissionalizantes e sua reinserção no mercado de trabalho.
O vereador destacou que a audiência revelou dados significativos sobre a redução do número de moradores de rua na cidade, resultado do conjunto de ações do poder público e entidades parceiras. "Talvez não cheguemos a zero moradores de rua, mas precisamos tentar, porque se conseguirmos salvar uma única pessoa do mal, do vício, terá valido muito à pena", concluiu Hort.
A íntegra da audiência está disponível no canal da Câmara Municipal no YouTube.