A Paróquia São Luís Gonzaga se prepara para celebrar a solenidade de Corpus Christi na próxima quinta-feira, 19 de junho. A programação inclui missa às 9h na escadaria da igreja Matriz, seguida de procissão pela rua Padre Gatone até o Convento Sagrado Coração de Jesus, onde será dada a bênção final.
A data celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, presente na Eucaristia através do pão e vinho consagrados. De forma simbólica, a comunidade católica relembra a última ceia de Jesus com os apóstolos, momento da instituição da Sagrada Comunhão.
O pároco padre Hélio Feuser convida toda a comunidade para participar da celebração. "É com grande alegria que convido todos os paroquianos a participarem da solenidade de Corpus Christi, unindo-nos com toda a Igreja", afirma. "Neste dia, somos convidados a professar nossa fé publicamente na presença real de Jesus na Eucaristia."
O religioso destaca que a celebração será especial, contando com a presença de todos os padres que servem na paróquia. "Vamos ter uma celebração única, simbolizando a unidade. Sejam todos bem-vindos para louvarmos e adorarmos Aquele que é o pão vivo", completa.
Tradição dos tapetes mobiliza 300 voluntários
Uma das principais tradições da celebração é a confecção dos tapetes ornamentais. Os voluntários se reunirão na noite de quarta-feira, 18 de junho, após a missa das 19h, no estacionamento da igreja Matriz. "Vamos, com muito amor, preparar este momento lindo! Convido também as comunidades, pastorais e movimentos para contribuir na preparação dos tapetes", convoca padre Hélio.
Este ano, 28 grupos serão responsáveis por confeccionar os tapetes ao longo dos 350 metros que separam a igreja do convento. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas no processo, desde a preparação até a finalização.
Segundo o coordenador da Matriz, Antônio Carlos Cerchiari Junior, a preparação começou na primeira semana de maio com reunião do Conselho Paroquial. "Será em nível paroquial. Participam todas as comunidades, pastorais, movimentos, os seminaristas do convento, em demonstração da união entre Cristo e sua Igreja", explica.
O tingimento da serragem, material utilizado nos tapetes, foi realizado em 31 de maio através de mutirão envolvendo todas as comunidades. "É um momento de muita espiritualidade e alegria de servir em comunidade. Acredito que é o momento de maior união na paróquia, com um único objetivo: preparar um corredor ornamentado para o próprio Cristo passar", ressalta Cerchiari Junior.
Para o coordenador, a tradição vai além da ornamentação. "Vivemos nestes dias a verdadeira Comunhão. Mantemos a tradição e criamos memórias para toda a vida", conclui.