Oito filhotes de cachorro foram abandonados dentro de uma sacola na manhã deste domingo (11), no bairro Cedrinho, em Brusque. O caso foi reportado à Associação Brusquense de Proteção aos Animais (ACAPRA) por um morador da região, que encontrou os animais em condições precárias. Segundo a entidade, um dos filhotes não resistiu e veio a óbito.
Em publicação emocionada nas redes sociais, a ACAPRA manifestou indignação com o ocorrido: "É uma crueldade! Se for abandonar, pelo menos deixem com a mãe, seus desgraçados. Bebês abandonados dentro de uma sacola para morrer! Até quando vamos aceitar tamanha crueldade? Precisamos de câmeras, punição, precisamos que isso acabe!"
A entidade fez um apelo público por informações que possam identificar os responsáveis pelo abandono, garantindo anonimato para denunciantes. "Se alguém souber quem abandonou ou alguma pista, por favor nos chame. Vai ser tudo anônimo, mas isso tudo precisa terminar", destacou o comunicado.
Atualmente, os seis filhotes sobreviventes estão sob cuidados de uma voluntária da ONG Vida que conta com o apoio de uma cadela que está em fase de amamentação. No entanto, há necessidade urgente de complementar a alimentação dos filhotes com "Petmilk", um produto específico para amamentação de animais recém-nascidos. Segundo a ACAPRA, um pacote do produto custa R$100 e dura apenas um dia para os seis filhotes.
Para ajudar com a compra do Petmilk, interessados podem fazer doações via Pix para a voluntária Bia, através da chave celular (47) 99673-6046.
O abandono de animais é crime previsto na Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com pena que pode chegar a até três anos de detenção, além de multa.