Quinta, 22 de Maio de 2025
14°C 18°C
Brusque, SC
Publicidade

Polícia Civil deflagra Operação “Válvula de Escape” contra lavagem de dinheiro do tráfico

Ação cumpre mandados em cinco cidades catarinenses; investigação aponta movimentação de R$ 3,5 milhões por organização criminosa

Por: Redação
29/04/2025 às 10h46
Polícia Civil deflagra Operação “Válvula de Escape” contra lavagem de dinheiro do tráfico

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal de Brusque, deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação Válvula de Escape. A ação visa cumprir diversos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra integrantes de uma organização criminosa nos municípios de Brusque, Barra Velha, Itajaí, Porto Belo e Guabiruba.

A operação desta terça-feira concentra-se principalmente no núcleo de lavagem de capitais da organização, que, segundo o delegado Fernando de Faria, movimentou mais de R$ 3,5 milhões com atividades ilícitas na região.

"A operação de hoje tem como alvo a desarticulação do núcleo financeiro dessa organização criminosa. Já realizamos o bloqueio de contas bancárias, apreensão de veículos de luxo e estamos ainda fazendo a contabilidade de tudo o que está sendo apreendido. A diligência continua e, ao longo do dia, podemos confirmar novas prisões", explicou o delegado.

Continua após a publicidade

Até o momento, foram apreendidos veículos, drogas, arma, munições e valores em espécie. Entre os veículos apreendidos, destaque para dois carros de luxo, modelos Camaro, provenientes de Itajaí, considerada o núcleo da lavagem de dinheiro da organização.

A investigação identificou que os criminosos utilizavam empresas e garagens de veículos para lavar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Além dos carros, a Polícia Civil está contabilizando valores em dinheiro apreendidos e prossegue com a investigação sobre o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos.

A ação é um desdobramento de operações anteriores que já resultaram na apreensão de 80 quilos de maconha em outubro do ano passado em Itajaí. Durante a investigação, ficou comprovado que o tráfico na região era comandado por um único fornecedor, que concentrava tanto o recebimento de valores quanto a distribuição de drogas.

"Hoje estamos focando na parte financeira, ou seja, no dinheiro que foi gerado e movimentado com a venda de drogas. Nossa meta é eliminar as fontes de recursos dessa organização e interromper seu ciclo financeiro", acrescentou o delegado Fernando de Faria.

A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre a operação serão divulgados no decorrer da tarde, após a apuração final das diligências.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias