O governador Jorginho Mello autorizou a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) a realizar estudos aprofundados de viabilidade para a construção de um contorno viário na região do Morro dos Cavalos, trecho da BR-101 em Palhoça. Após a conclusão desta etapa, e caso o projeto se mostre viável, a proposta será apresentada ao Governo Federal.
Para o financiamento da obra, caso a alternativa se confirme, o Estado pretende utilizar os R$ 370 milhões que Santa Catarina aplicou em obras federais durante gestões anteriores, recursos que o atual governo estadual está pleiteando de volta junto à União.
"A solução dos Morros dos Cavalos é uma discussão antiga, mas está na hora da gente propor uma solução concreta. Eu já autorizei a Secretaria a estudar alternativas, inclusive um contorno que seria mais barato que um túnel", declarou o governador.
Jorginho Mello reforçou ainda a disposição do Estado para uma parceria com o governo federal: "É claro, é tudo um estudo, mas tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria. Nosso estado é parceiro para dividir a obra. A gente briga pelo o que é nosso, mas a gente também conversa para se chegar a uma solução".
A construção de um contorno no Morro dos Cavalos representa uma demanda histórica tanto da população local quanto de transportadores, considerando que o trecho enfrenta congestionamentos frequentes e apresenta elevado risco de acidentes, como a grave ocorrência registrada no último domingo, 6 de abril. A iniciativa do governador busca acelerar a implementação de uma solução definitiva para o problema, contando com o apoio e articulação política da bancada federal catarinense.