A tradicional Fenarreco ganhou um novo visual. Na manhã desta segunda-feira (14), a Secretaria de Relações Institucionais e a Fundação Municipal de Turismo apresentaram a nova identidade visual da festa durante evento realizado no Hotel Monthez.
O redesign buscou evidenciar os elementos que tornam a celebração única: gastronomia, chopp, música, dança, alegria e tradição. Para desenvolver o conceito, foi realizada uma ampla pesquisa nos cartazes de edições anteriores, além de referências externas como a Oktoberfest de Munique e elementos da estética alemã.
O novo logotipo é baseado nas letras clássicas alemãs, mas com toques mais leves e modernos. O marreco, símbolo da festa, aparece com formas que remetem à dança, música e energia do evento. As gotas reforçam o aspecto gastronômico, enquanto o laço representa a união das famílias. A paleta de cores foi cuidadosamente selecionada: tons terrosos dialogam com a gastronomia e cultura alemã, o verde traz o lado tradicional e familiar, e o amarelo remete ao marreco, ao chopp e à alegria.
"A gente busca, no próprio conceito, trazer alguns elementos que remetam à festa, como o laço da família, a questão gastronômica, o bico do Marreco, e também a questão da tradição. Se vocês perceberem, alguns traços remontam layouts do passado, então trazemos essa tradição com modernidade", explicou o prefeito André Vechi. Ele destacou ainda que, "em tempos de inteligência artificial, a gente foi para o papel de caneta", enfatizando que todo o traçado da nova identidade visual foi feito à mão por uma profissional.
O cartaz de divulgação da 38ª edição da Fenarreco foi criado pela ilustradora Sofia Costa, tendo os marrecos como protagonistas e elementos que reforçam a gastronomia e tradição. "Buscamos, na identidade visual, representar a mensagem que queremos passar para a festa: família, tradição, gastronomia. O resultado entregue foi um sucesso", avaliou Vechi.
Durante a apresentação, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Valdir Walendowski, destacou a importância de a festa evoluir sem perder suas raízes. "A gente tem que evoluir, mas não podemos deixar de ter uma representatividade da nossa característica, que é fundamental, principalmente quando se fala em festas típicas culturais. Nossa festa é pensada para toda a família poder participar com as crianças. Exatamente isso que representa a Fenarreco, desde sua primeira edição".
Juliana da Silva, diretora-geral de Turismo, lembrou que os preparativos para a festa ocorrem durante todo o ano. "Já temos trabalhado desde o início de janeiro para a festa mais gostosa do Brasil. Nossas realezas já têm uma agenda de viagens e eventos para levar o nome da Fenarreco e da nossa cidade. E hoje apresentamos a nova identidade, que evidencia nossa tradição e os elementos da nossa festa".
A 38ª Fenarreco será realizada entre os dias 9 e 19 de outubro, no Centro de Eventos Maria Vidotto Imhof, com entrada gratuita.