Na manhã desta sexta-feira (11), o Salão Nobre da Prefeitura de Brusque foi palco de uma coletiva de imprensa onde o prefeito André Vechi e o vice-prefeito Deco Batisti apresentaram o balanço dos primeiros 100 dias da gestão 2025/2028. Com ampla participação da imprensa local e regional, o encontro destacou as conquistas já alcançadas e antecipou iniciativas que serão implementadas em breve.
"Hoje é um momento simbólico para este novo governo. Entramos de forma interina e enfrentamos dois anos de eleição, o que impõe limitações por conta da legislação eleitoral", explicou Vechi. "Esse ano, efetivamente, começamos um governo com a expectativa de quatro anos de trabalho. É um momento importante para levar estas informações para a comunidade", declarou o prefeito.
Entre as principais conquistas, destaca-se o processo seletivo para cargos comissionados, que atraiu mais de dois mil inscritos e possibilitou a seleção técnica de profissionais para áreas estratégicas, incluindo a Secretaria de Trânsito e Mobilidade.
A gestão registrou progressos significativos nas concessões do Parque Leopoldo Moritz, do serviço de esgotamento sanitário e do transporte coletivo. Os dois últimos projetos já foram encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado, com expectativa de lançamento dos editais ainda no primeiro semestre.
A concessão do esgoto visa atingir 90% de cobertura até 2033, enquanto o novo modelo de transporte coletivo prevê uma frota climatizada e redução da tarifa para R$ 3,50.
Na área da saúde, duas Unidades Básicas de Saúde — Limeira e Paquetá — foram reformadas e ampliadas em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
Já na educação, uma nova creche no All Shopping será inaugurada nos próximos dias, contribuindo para eliminar a fila de espera por vagas na região. O edital para construção de outra creche no bairro São Luiz também será lançado em breve.
Brusque conquistou ainda o Selo Ouro do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, pelo desempenho na alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. A Caixa Econômica Federal também reconheceu o município com o Selo Cristal pelas boas práticas de governança.
A Secretaria de Obras apresentou números expressivos: 2.444 metros de pavimentação comunitária executados, 980 toneladas de asfalto aplicadas em operações tapa-buracos, 5,5 toneladas para recapeamentos, 18 galerias instaladas, 1.081 tubulações substituídas e 682 mil metros quadrados de áreas roçadas. A reforma da ponte do Maluche também foi concluída com reforço estrutural.
"A gente avançou muito no início deste ano", destacou o vice-prefeito Deco Batisti. "Estamos a todo vapor, com a Beira Rio em andamento, a obra da Victor Meirelles e Estrada da Fazenda concluídas. Estamos lançando licitação do terceiro lote da Beira Rio até Dom Joaquim e queremos lançar o projeto da estrada que liga a Antônio Heil até o Poço Fundo", afirmou.
Um dos maiores investimentos previstos é a execução do Lote 3 da Beira Rio, com aproximadamente R$ 50 milhões. Os lotes 1 e 2 já estão em andamento.
No campo legislativo, a sanção da Lei Complementar 440/2025 reduziu de 3% para 2% a alíquota do ISS para franquias. Está pronto para ser protocolado na Câmara de Vereadores um projeto que autoriza a venda de 14 terrenos públicos sem uso, visando converter esses ativos em investimentos estratégicos para a cidade.
Outra medida importante foi a isenção do alvará para ONGs sem fins lucrativos, permitindo que mais recursos sejam direcionados às atividades sociais dessas entidades.
ASSISTA À APRESENTAÇÃO NA ÍNTEGRA: