A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em Joinville, nesta quarta-feira, 20, um homem de 37 anos acusado de cometer diversos golpes em várias cidades do estado, inclusive Brusque, ao se passar por policial. A prisão ocorreu no bairro América, na região central da cidade.
Segundo as investigações da PC, o suspeito se identificava falsamente como policial civil, federal, militar e penal para aplicar fraudes em Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Guaramirim.
A polícia informa que o homem levava uma vida de luxo financiada pelos golpes e era visto frequentemente em clubes de tiro, lojas de grife e restaurantes de alto padrão, estabelecimentos que também foram lesados financeiramente. O prejuízo total causado pelo estelionatário é estimado em cerca de R$ 100 mil.
"O falso policial ostentava uma vida fantasiosa e criminosa, sustentada pela renda dos estelionatos e demais golpes aplicados, demonstrando estar constantemente armado, prevalecendo-se do cargo inexistente para obter qualquer tipo de vantagem indevida", detalha a PC.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão, os agentes encontraram uma pistola calibre 9×19 milímetros (mm), de uso restrito, além de munições, o que resultou também na prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
A prisão do suspeito foi realizada pela Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), unidade do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, com a colaboração do Poder Judiciário e do Ministério Público.