Sexta, 25 de Abril de 2025
15°C 25°C
Brusque, SC
Publicidade

Hospital Azambuja realiza primeiras cirurgias robóticas

Com tecnologia do robô Da Vinci, procedimentos marcam nova era na medicina da região

Por: Redação
14/03/2025 às 19h32
Hospital Azambuja realiza primeiras cirurgias robóticas

O Hospital Azambuja entrou para a história da medicina em Brusque ao realizar nesta sexta-feira (14) as duas primeiras cirurgias robóticas da cidade. Os procedimentos, que utilizaram o robô Da Vinci, foram conduzidos pelo Dr. Eduardo Ballester, coordenador do serviço de cirurgia robótica do hospital, e pelo Dr. Ramon Mendes.

A primeira intervenção foi uma hernioplastia diafragmática, para correção de um problema no diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen. Já a segunda cirurgia tratou-se de uma timectomia estendida, indicada para um paciente com Miastenia Gravis, doença neuromuscular que causa fraqueza muscular e dificuldades em funções essenciais.

"A realização dessas cirurgias representa um grande avanço para Brusque e para a medicina da região. Viemos preparando a equipe do hospital há pelo menos dois meses", destacou Dr. Eduardo Ballester, que realizou sua certificação em cirurgia robótica em Atlanta, nos Estados Unidos, em janeiro de 2020, e foi responsável pela primeira cirurgia torácica robótica de Santa Catarina.

Além dos cirurgiões, a equipe envolvida nos procedimentos contou com os anestesiologistas Drs. Fabricio Capello Brasil e Denisson Dias, enfermeiras e técnicos de enfermagem dedicados ao serviço.

Tecnologia de ponta acessível

O robô Da Vinci é reconhecido mundialmente por sua precisão e inovação. Seus braços articulados reproduzem os movimentos dos cirurgiões com extrema delicadeza, garantindo maior precisão nos procedimentos. A tecnologia também proporciona incisões menores, reduz a perda sanguínea e minimiza os riscos, resultando em recuperação mais rápida.

"Estamos muito orgulhosos de dar esse importante passo na história do Hospital Azambuja. A chegada do Da Vinci representa um marco em inovação e qualidade no atendimento", afirmou o gestor hospitalar Gilberto Bastiani.

Com a inclusão da cirurgia robótica, o Hospital Azambuja passa a fazer parte de um seleto grupo de apenas 117 hospitais no Brasil que possuem essa tecnologia, destacando-se como uma das primeiras instituições filantrópicas de Santa Catarina a oferecer o serviço.

O diretor administrativo do hospital, Pe. Nélio Roberto Schwanke, enfatizou que este é apenas o começo de uma nova fase. "A cirurgia robótica era uma realidade restrita a grandes centros, mas agora está acessível em Brusque", celebrou.

Nos próximos meses, a expectativa é ampliar a realização de cirurgias robóticas. "Inicialmente, realizamos duas cirurgias nesta sexta-feira por uma questão de planejamento. Mas será possível realizar até quatro cirurgias por dia", complementou Dr. Eduardo Ballester.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias