O forte temporal que atingiu Brusque na noite de domingo (9) causou diversos transtornos pela cidade, com registros de alagamentos, deslizamentos e quedas de estruturas. Segundo a Defesa Civil municipal, foram contabilizadas 11 ocorrências relacionadas às chuvas intensas.
O balanço divulgado pelo órgão aponta que houve duas quedas de muro, seis deslizamentos e dois casos de alagamento em residências. O bairro Dom Joaquim foi o mais severamente afetado, registrando o maior volume pluviométrico da cidade, com impressionantes 111,8 milímetros acumulados em apenas seis horas.
O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki, destacou que a distribuição das chuvas foi bastante irregular na região. Enquanto Brusque sofria com o grande volume de precipitação, municípios vizinhos como Vidal Ramos registraram quantidades significativamente menores, com apenas 14,64 milímetros.
Apesar da intensidade das chuvas, o nível do Rio Itajaí-Mirim permanece dentro da normalidade em todos os pontos de monitoramento. No entanto, a Defesa Civil mantém vigilância constante devido ao elevado volume acumulado nas últimas horas.
"Ainda é cedo para tirar uma conclusão sobre se o rio vai ou não sair da calha, porque ainda não temos o pico do rio em Botuverá. Aqui em Brusque, agora, houve uma diminuição na velocidade com que o nível está subindo, mas ainda não podemos confirmar se isso vai acontecer ou não. A equipe está monitorando a situação", explicou Cugiki.
As autoridades recomendam que a população permaneça atenta aos informes oficiais e evite áreas de risco enquanto as equipes seguem monitorando a situação.