A Prefeitura de Brusque concluiu um grande trabalho de recuperação viária na rua São Pedro. A intervenção, que teve início na divisa com Guabiruba e seguiu em direção ao centro, foi finalizada com sucesso no fim da tarde desta quarta-feira (5).
O projeto contemplou 20 pontos críticos da via, utilizando cerca de 350 toneladas de asfalto. O investimento aproximado foi de R$ 300 mil, recursos provenientes do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina).
A recuperação incluiu o processo de fresagem - técnica que consiste no corte e raspagem de camadas comprometidas do asfalto. Este procedimento remove as partes defeituosas que perderam sua função estrutural ou apresentam capacidade de rolamento comprometida, como fissuras, trincas, panelas e afundamentos. Apenas nesta etapa inicial, foram fresados 4.100m².
De acordo com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, a rua São Pedro já estava previamente mapeada pela secretaria para estes reparos. "Ali foram trabalhados pontos onde já havia trincas, onde já havia buracos, rachaduras e imperfeições", explicou.
"Foram fresados, posteriormente varridos, feitos a limpeza, e colocado essa capa então nesses dois dias de trabalho, que foi concluído nesta quarta-feira, na parte da tarde", acrescentou o secretário.
Como complemento às melhorias, na manhã desta quinta-feira (6), a rua também recebeu um mutirão de roçada. Diversas equipes da Secretaria de Obras trabalharam na remoção da mata alta nas margens da via.
A secretaria já possui cronograma para intervenções semelhantes em outras vias do município.