A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) realizou, na noite de quarta-feira (26), a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2025-2026. O evento, que ocorreu na Sociedade Esportiva Bandeirante, contou com a presença de mais de 100 pessoas, incluindo lideranças empresariais, políticas, autoridades civis e militares da região e do Estado, além de associados e imprensa.
O empresário Mauro Schoening foi empossado como presidente, tendo Silvio Cesar Gonçalves como vice-presidente. Durante seu discurso, Schoening destacou que não se trata de uma reeleição, mas de uma continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. "Vamos seguir com os nossos três pilares nesta gestão, que são capacitações para os associados, o fortalecimento e crescimento da nossa Pronegócio e a renovação da diretoria", afirmou.
A nova diretoria já está em plena atividade, com reuniões semanais às segundas-feiras para debater e deliberar assuntos de interesse da entidade. Os preparativos para a 70ª edição da Pronegócio, prevista para maio, já estão em andamento, com 30% dos compradores confirmados.
Silvio Cesar Gonçalves, associado desde 1997 e que já integrou a diretoria em diferentes gestões, ressaltou que a perspectiva é a melhor possível. "Sempre pensando no desenvolvimento da nossa região. Esse trabalho que a entidade vem realizando continuará, e se dá através de importantes parcerias, sejam elas com o Sebrae ou com a prefeitura municipal", destacou.
O vice-prefeito de Brusque, André Batisti, ressaltou durante o evento a importância da AmpeBr para o desenvolvimento econômico regional e estadual. "A AmpeBr sempre foi uma grande parceira do poder público e com certeza engrandece muito o setor empresarial na nossa cidade", disse Batisti, citando iniciativas como a Escola de Costura e a Pronegócio como exemplos de contribuição para a qualificação da mão de obra e o fomento ao crescimento de micro e pequenas empresas.
Também presente na solenidade, o deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva destacou a relevância da associação na proteção dos micro e pequenos empresários, "que empregam a maioria dos trabalhadores de Santa Catarina e do Brasil".
Douglas Junkes, vice-presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc), classificou a AmpeBr como "uma das principais entidades dentro da Fampesc", realizando eventos de relevância nacional, como a Pronegócio, considerada a maior rodada de confecção do país.
A gerente regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Juliana Bernardi, ressaltou a parceria de longa data entre a entidade e o Sebrae/SC, principalmente em projetos da moda e do setor têxtil. "Estamos estruturando novos projetos que oportunizam que mais empresários participem", afirmou.
A eleição da nova diretoria ocorreu em 10 de dezembro de 2024, quando os associados elegeram a chapa "Força e Trabalho", liderada por Schoening, com 100% de aprovação. O presidente está há 20 anos na diretoria da AmpeBr e, desde 2005, integrou diversos cargos na entidade, em diferentes gestões.