A população de Brusque agora conta com estrutura ampliada e mais confortável para atendimento de saúde pública. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Limeira Baixa e Paquetá receberam significativas expansões para atender à crescente demanda da comunidade. As melhorias foram realizadas em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), com investimentos de R$ 256.108,00 na UBS Limeira e R$ 432.642,00 na UBS Paquetá.
A UBS Limeira Baixa recebeu uma ampliação de 66,18 m², totalizando agora 465,57 m² de infraestrutura. Entre as novas instalações estão um consultório odontológico de 19,73 m², dois consultórios destinados à Unifebe com 13,11 m² e 14,33 m², além de dois lavabos de 3,65 m².
Já a UBS Paquetá teve uma expansão ainda maior, com 122,05 m² adicionais, alcançando 653,99 m² de área construída. As melhorias incluem um consultório odontológico de 15,64 m², dois consultórios para a Unifebe de 15,67 m² cada, três lavabos de 3,20 m² e um espaço exclusivo para curativos de 13,31 m².
O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, destacou os benefícios dessa parceria: "Quem ganha é a população brusquense, porque além do ambiente bonito, confortável e aconchegante, terá espaço para mais profissionais atenderem a comunidade. Esse é o ritmo que o governo tem que levar essas parcerias, porque a gente sabe que a iniciativa pública tem suas limitações e a iniciativa privada, associações, entidades em conjunto com o Poder Público conseguem muito mais".
A secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa, comemorou a entrega: "Com certeza hoje é um dia muito feliz para a comunidade. Essa parceria com a Unifebe oportunizou a gente estar oferecendo mais serviços, mais consultas, mais acesso à saúde para a população. Além disso, os estudantes de medicina da instituição também estarão aqui na unidade para ajudar a atender a população".
A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, ressaltou o compromisso da instituição com a comunidade: "A Unifebe é uma instituição comunitária que tem suas raízes e nasceu da comunidade, então essa parceria com o município na área da saúde vem alinhada com o propósito maior que é a melhoria da qualidade de vida da população. E a partir de hoje, nós temos já essas duas unidades básicas com uma condição de equipamento, de infraestrutura adequada para o padrão de qualidade que nós buscamos na formação dos nossos alunos e, naturalmente, na entrega para a comunidade".