A Prefeitura de Brusque divulgou nesta sexta-feira (14) os nomes dos 10 profissionais selecionados para ocupar cargos comissionados estratégicos na administração municipal. O processo seletivo, que recebeu 2.078 inscrições, incluiu a escolha do novo secretário municipal de Trânsito e Mobilidade.
O advogado Emerson Luiz Andrade, especialista em gestão e segurança no trânsito, foi nomeado para comandar a pasta. Com 27 anos de experiência na Polícia Militar de Santa Catarina, Andrade já atuou como diretor de trânsito em Gaspar e de segurança pública em Itapema. "O grande desafio é promover uma mobilidade de forma segura. O município de Brusque apresenta um índice relevante no número de acidentes com óbito, similar a muitos municípios do país", destacou o novo secretário.
O prefeito André Vechi explicou que a seleção considerou formação acadêmica, experiência profissional e conhecimento técnico dos candidatos. "A tecnicidade e a qualidade técnica foram os critérios decisivos para a escolha dos 10 novos servidores", afirmou.
O processo foi conduzido em quatro etapas: inscrições, pré-seleção de currículos, seleção dos finalistas e entrevistas. Dos 2.078 inscritos, 166 foram pré-classificados para a fase de entrevistas, e 47 chegaram às entrevistas finais.
A seleção atraiu candidatos de diversas regiões do Brasil e até do exterior. Santa Catarina liderou com 1.539 inscrições, seguida por São Paulo (149), Paraná (78), Minas Gerais (62), Rio de Janeiro (54) e Rio Grande do Sul (38). Outros estados somaram 158 candidatos. O processo também recebeu três inscrições de Portugal e uma dos Estados Unidos.
Como inovação, a prefeitura criará um banco de talentos com os currículos dos candidatos que não foram selecionados na fase final. "Quanto mais pessoas com esse perfil pudermos trazer para o governo, mais qualificaremos a gestão pública municipal e mais entregas faremos para a população", ressaltou Vechi.
Entre os selecionados, além do secretário Andrade, estão profissionais para áreas como transporte público, transparência, regularização fundiária e gestão de contratos. Os escolhidos possuem formações diversas, incluindo administração pública, geografia, engenharia civil, direito e design.