Uma forte tempestade atingiu Brusque na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 16h, provocando estragos em diversos pontos da cidade. Até as 18h, a Defesa Civil havia atendido 22 ocorrências, principalmente relacionadas a quedas de árvores e destelhamentos causados pelo vendaval.
Segundo o agente da Defesa Civil Edevilson Cugiki, os bairros mais afetados foram Centro, São Luís, São Pedro, Steffen e Bateias, com registros pontuais em outras regiões. Doze pessoas ficaram desalojadas e podem ser acolhidas na Arena Multiuso, que foi disponibilizada como abrigo.
O temporal causou danos significativos em estruturas públicas e privadas. Três residências foram interditadas devido a destelhamentos, e três escolas tiveram suas coberturas danificadas, levando à suspensão das aulas para sexta-feira (14). O Pavilhão da Fenarreco também sofreu danos estruturais.
Entre as principais ocorrências registradas pela Defesa Civil estão oito casos de destelhamentos nos bairros Centro II, São Luís, Steffen e Santa Rita; nove quedas de árvores em vias públicas no Centro I, Paquetá, São Pedro e Steffen; e quatro quedas de árvores sobre residências nas regiões de Cerâmica Reis, Santa Rita e São Pedro.
A chuva intensa causou alagamentos temporários em algumas vias, com registros pluviométricos de 53,6 mm em Guabiruba e 51,4 mm no Centro de Brusque.
A Defesa Civil alerta que, embora uma frente fria se afaste do estado nesta sexta-feira (14), ainda há possibilidade de temporais isolados entre o centro e o leste de Santa Catarina. As temperaturas devem permanecer acima dos 30°C.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Alertas também podem ser recebidos via WhatsApp e Telegram, através do número (61) 2034-4611.