Nésio Alves Corrêa, conhecido como Gildinho, faleceu neste sábado (11) em Porto Alegre, aos 82 anos. O fundador do grupo Os Monarcas travava uma batalha contra o câncer desde 2003, quando foi diagnosticado com um tumor na tireoide.
Em novembro de 2024, Gildinho foi internado no Hospital Mãe de Deus após apresentar complicações que incluíam dores ósseas e sangramentos. Durante a internação, a equipe médica descobriu também um tumor na próstata.
Figura central do movimento tradicionalista gaúcho, Gildinho fundou Os Monarcas em 1972, consolidando uma das mais importantes trajetórias da música regional. Sob sua liderança, o grupo alcançou expressivas conquistas, incluindo dez discos de ouro e reconhecimentos importantes como o Prêmio Sharp e quatro edições do Prêmio Açorianos. Ao longo de sua carreira, o grupo lançou 50 álbuns.
O velório do artista será realizado neste domingo (12), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência, em Erechim. Gildinho estava próximo de completar 83 anos.