Quinta, 02 de Dezembro de 2021
25°

Pancada de chuva

Brusque - SC

Esportes Blog do Rodrigo

Rodrigo Santos: Futebol de SC pode ter menor participação na Copa do Brasil em anos

Estado poderá ter apenas três times na competição em 2022. Entenda

18/05/2021 às 22h22 Atualizada em 18/05/2021 às 22h45
Por: Redação
Compartilhe:
Rodrigo Santos: Futebol de SC pode ter menor participação na Copa do Brasil em anos

As semifinais do catarinense terminam nesta quarta, e os finalistas carimbarão duas das três vagas do Estado na Copa do Brasil de 2022. Uma terceira vaga será destinada ao campeão da Copa Santa Catarina, que acontece no final do ano. Acontece que, com os resultados ruins do futebol catarinense nos últimos anos, há um cenário onde o Estado poderá ter só três times disputando a competição mata-mata no ano que vem. Neste ano foram seis, com o Criciúma "promovido" pelo título da Série B da Chapecoense.

Caso o Avaí passe pelo Brusque e chegue na final, ele e a Chape vão para a Copa do Brasil com a vaga do Estadual, e saem da distribuição pelo ranqueamento. O Brusque precisa de, pelo menos, mais um ano na Série B para brigar por uma das vagas extras. Figueirense e Criciúma não tem mais condição de pegar vaga no ranking. Neste caso, Chape e Avaí, mais o campeão da Copinha se classificam, e só.

Se o Brusque for para a final, o Avaí entrará por ranqueamento e serão quatro catarinenses na Copa do Brasil. A Copa Santa Catarina será a mais disputada dos últimos tempos pela necessidade da grana da competição nacional. Figueirense, Criciúma, Joinville, Marcílio Dias, Juventus e outros vão se matar na Copinha atrás dos 500 e poucos mil reais da primeira fase. E muitos deles precisando muito desse calendário.

E é de se lamentar o fato de Santa Catarina ter perdido uma vaga na Copa do Brasil para o Paraná, e isso já tem alguns anos. As seguidas quedas fizeram o Estado cair no ranking das Federações da CBF, e agora são só 3 vagas disponíveis.

O cenário pode ser diferente em duas situações: caso Avaí ou Brusque conquistem o título da Série B ou a Chapecoense se classifique para a Libertadores ou termine a Série A em nono lugar. Aí abriria uma vaga para o terceiro do Estadual. Mas se o Brusque for pra final, o terceiro lugar será o Avaí e o Marcílio o quarto. Aí é outra conjuntura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rodrigo Santos
Rodrigo Santos
Sobre O esporte catarinense em primeiro lugar, com informações e análises aprofundadas!
Brusque - SC Atualizado às 09h56 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 26°

Sex 26°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 31°C 17°C
Seg 28°C 19°C
Ter 26°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias