Brusque viveu nesta quinta-feira, 12 de dezembro, um momento importante para a democracia local. A Câmara Municipal sediou a sessão de diplomação dos vereadores eleitos para a próxima legislatura, além do prefeito e vice-prefeito que administrarão a cidade nos próximos quatro anos.
A cerimônia, conduzida pelo juiz Gilberto Gomes de Oliveira Junior, presidente da 86ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), contou com a presença de diversas autoridades judiciárias e municipais.
Quinze vereadores receberam seus diplomas, confirmando suas posições no Legislativo municipal. A ordem de chamada seguiu o critério de votação, do menor para o maior número de votos. São eles: Joubert Renato Lungen (Podemos), Antônio Roberto Silva (PRD), Alessandro Simas (União), Jean Pirola (PP), Rogério dos Santos (Republicanos), Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Felipe Hort (Novo), Pedro Corrêa Neto (PL), Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Novo), Jean Dalmolin (Republicanos), André Rezini (PP), Bete Eccel (PT), Paulinho Sestrem (PL), Leonardo Schmitz (PL) e Valdir Hinselmann (PL).
Na sequência, foram diplomados o vice-prefeito André Batisti (PL), e o prefeito eleito André Vechi (PL), que assumirão a gestão municipal para um novo mandato em janeiro de 2025.
A mesa de trabalhos reuniu figuras importantes do judiciário, incluindo o desembargador Carlos Alberto Civinski, corregedor do TRE-SC, e o juiz diretor do Foro da Comarca de Brusque, Frederico Andrade Siegel.
Em um momento especial da solenidade, duas homenagens emocionaram os presentes. Monica Soares, que há 26 anos colabora com os processos eleitorais da cidade, recebeu o Certificado de Mérito Eleitoral por sua atuação como presidente de mesa de seção eleitoral. Outro homenageado foi Erico Zendron, de 96 anos, reconhecido como representante simbólico dos eleitores de Brusque. Zendron foi celebrado por sua contribuição à democracia local, recebendo também o Certificado de Mérito Eleitoral.
A cerimônia reforçou o compromisso democrático da cidade, reunindo representantes eleitos e autoridades em um evento que marca a transição política para os próximos quatro anos.