Uma jovem de 20 anos precisou ser resgatada na manhã deste domingo após apresentar sintomas de insolação durante uma trilha no Pico Mordida do Gigante, localizado entre os municípios de Gaspar e Brusque, Santa Catarina.
O grupo, composto por dois homens e uma mulher, iniciou a caminhada pelo lado de Brusque nas primeiras horas da manhã, levando aproximadamente duas horas para alcançar o cume. Foi quando a jovem começou a apresentar sinais de fraqueza e tontura, impossibilitando seu retorno pela trilha.
O Corpo de Bombeiros de Gaspar foi acionado via COBOM às 10h34 e precisou acessar o local pela região do Alto Gasparinho e Bateias, através de uma propriedade particular. A equipe enfrentou um percurso desafiador, com trechos íngremes e mata fechada, levando cerca de uma hora para alcançar as vítimas.
Ao encontrar o grupo, os socorristas constataram que a jovem estava consciente e orientada, porém com sinais vitais alterados devido à insolação. Para agilizar o resgate, foi solicitado apoio do helicóptero Arcanjo-03, que auxiliou no transporte da vítima até o início da trilha, onde uma ambulância aguardava.
Após receber os primeiros atendimentos, a jovem apresentou melhora e optou por não ser encaminhada ao hospital, assinando um termo de recusa de atendimento.