O Tribunal do Júri da Comarca de Brusque condenou um homem a 12 anos de prisão por tentativa de homicídio duplamente qualificado. O crime ocorreu na madrugada de 10 de abril de 2023, no bairro São Pedro, em Guabiruba, quando o réu atacou uma jovem com golpes de facão.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o ataque aconteceu por volta de 1h55, quando a vítima retornava de uma compra de bebidas para uma confraternização, acompanhada de um amigo. O agressor surpreendeu a jovem pelas costas, desferindo um golpe de facão próximo ao pescoço. A vítima conseguiu bloquear novos ataques com os braços, sofrendo lesões graves.
A ação criminosa só não foi consumada graças à intervenção de populares que estavam nas proximidades. A vítima foi socorrida e encaminhada ao hospital para tratamento dos ferimentos. Segundo as investigações, o crime foi motivado por uma antiga rixa entre o réu e amigos da vítima, além de um conflito pessoal com ela e seu irmão. O MPSC também apontou que o agressor hostilizava a jovem por sua orientação sexual.
O réu, que possui condenações anteriores por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, teve negado o direito de recorrer em liberdade devido à gravidade do delito, risco de reiteração criminosa e possibilidade de fuga. O condenado foi encaminhado diretamente do plenário para iniciar o cumprimento provisório da pena em regime fechado.