A Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira (5) a Operação Pelznickel, que visa combater a caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí. A ação conjunta cumpre 18 mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos nas cidades de Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros.
A investigação, iniciada em novembro de 2023, identificou diversos grupos criminosos que atuavam em diferentes horários do dia, caçando espécies como veados, quatis, catetos, pacas, cutias, aves, tatus e macacos. Segundo a PMA, os suspeitos utilizavam armadilhas, cães de caça e GPS, além de contarem com "olheiros" para alertar sobre a presença de fiscalização.
A operação mobilizou 114 agentes no total, sendo 59 policiais militares ambientais e 55 policiais federais, com apoio de 34 viaturas. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Joinville.
Os investigados responderão por crimes ambientais, porte e posse ilegal de arma de fogo e participação em organização criminosa voltada à caça ilegal. O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma unidade de conservação federal que abrange nove municípios catarinenses e está inserido no bioma Mata Atlântica.