A história de uma das mais tradicionais famílias de artesãos de Guabiruba será contada no documentário "Artesanato Dietrich: uma história moldada na argila", que estreia neste sábado (2), às 16h, no Memorial da Fábrica Artesanatos Dietrich. A entrada é gratuita.
Com 12 minutos de duração, o filme resgata a trajetória de Willy João Dietrich, que iniciou a tradição familiar na produção de vasos de cerâmica em 1940. A narrativa é conduzida através das memórias de seus filhos Guido João, Ivone, João Vili e Guilherme Dietrich, que compartilham lembranças sobre o modo de fazer, o cotidiano e as transformações do negócio ao longo das décadas.
"Esse documentário foi feito com muito carinho para registrar essa história que traz o trabalho manual com argila desde 1940. Tudo contado de uma maneira muito emocionante", destaca Vanessa Dietrich Carminati, neta do fundador e idealizadora do projeto.
O filme, dirigido por Pérola Ceron e João Minatti, conta com trilha sonora original composta por Bruno Carminati, bisneto do fundador. O projeto foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Guabiruba.
Uma segunda exibição está programada para o dia 13 de novembro, às 14h, no Grupo de Idosos São Pedro de Guabiruba.