O Dia das Mães ….
Ser mãe: uma dádiva de Deus! Quantos “perrengues” passamos, quantas dúvidas ( e não só nos primeiros dias de vida do nosso bebê), dúvidas que irão nos acompanhar ao longo das decisões tomadas na vida de mãe; quantas alegrias, quantos choros (de tristeza, de pensar que não iremos dar conta da vida , de emoção), quanto amor em ser Mãe!
Quanto amor pela mãe da gente, amor esse de saudades, para aqueles que já perderam suas mãezinhas para um lugar mais lindo que esse em que estamos; afinal, amor de mãe não se esquece jamais e amor em dó em perder; sempre agradeço por mais um ano ao lado da minha querida mãe.
E um dos primeiros e fortes momentos de conexão mãe e filho é o da amamentação; segundo a Enfermeira Angelina Lucia Tarter, da Anjos do Peito, devemos ensinar nossos pequenos a mamarem; buscar um bom posicionamento, se acomodar mesmo, esquecer do mundo, sim: quando a mãe estiver calma, relaxada, sossegada; uma mãe estressada , sofrida e desesperada sentirá mais dificuldades em realizar esse ato tão maravilhoso de amamentar. O peito deve ser de livre demanda, como diz Angelina, deixar a criança aprender na escolinha do peito, trabalhar a musculatura da bochecha e prestar atenção : até 10 dias de vida a criança deve ter recuperado o peso em que saiu da maternidade. E a mãe precisa dar conta de tudo? Jamais! Como eu sempre digo para as mães: Quem vai cuidar de ti? Sim, a mãe cuida do bebê e a mãe precisa de alguém pra olhar por ela nos primeiros dias: pra se alimentar bem, para não pegar pesado nos afazeres domésticos, pra poder dormir nas horinhas em que o bebê dormir … sim! Não deixe que sua casa brilhe mais do que você; descansar pra ficar bem e disponível para seu bebê. Aos poucos a rotina vai voltando ao normal, e pra que a pressa? Curtir cada momento do seu filhote. Lembram aqueles primeiros dias ? Punk né? Mas não voltam mais. Podem até voltar com outro filho, mas com aquele não mais.
Os filhos crescem e a gente só observa: a base deve ser de amor; acredito que quanto mais atenção, quanto mais carinho, mais seguro será esse filho pro mundo. Quando digo que só observamos, falo no sentido de passarmos todos os valores que acreditamos e que com isso, deixemos as possibilidades de escolha, sem dominar e ter o controle da vida deles, afinal, quem já ouviu aquela frase?: “os filhos são para o mundo “
Orar, zelar e entregar, sabendo da importância da família como um todo: “de Deus para mãe, da mãe para o pai e do pai para o mundo” Bert Hellinger o respeito entre todos, estando todos juntos ou não.
Desejo que vocês tenham passado o melhor dia das mães de vocês, fundamentado no amor e na união; perto ou longe… sendo mãe, sendo filho!
Um grande abraço e fiquem com DEUS.
Saúde seu bem mais precioso!
Gi Pavan Personal Trainer
Mín. 12° Máx. 26°