A Paróquia São Luís Gonzaga, em Brusque, celebrou na noite desta segunda-feira (30) o 14º aniversário da dedicação de sua igreja Matriz. O evento foi marcado por uma missa solene às 19 horas, presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, e concelebrada pelos vigários, padres Mariano Weizenmann e Paulo Riffel.
A celebração foi repleta de simbolismos que rememoraram o ato de dedicação original. Entre os momentos marcantes, destacou-se o acendimento de 12 velas por representantes das comunidades que compõem a paróquia, além do rito da aspersão dos fiéis com água benta e a bênção sobre o altar.
"A dedicação de uma igreja é diferente de uma inauguração. É o momento quando nós consagramos as partes da igreja para a vivência da fé, de modo especial o altar", explicou o padre Diomar Romaniv. Ele relembrou que a dedicação original ocorreu em 30 de setembro de 2010, presidida pelo então bispo Dom Murilo Ramos Krieger, após uma significativa restauração do templo.
Durante a homilia, as luzes da igreja foram parcialmente apagadas para um momento simbólico. Doze velas, acesas com a chama do Círio Pascal, foram conduzidas às colunas onde estão fixadas as doze cruzes, representando as comunidades da paróquia.
"A Matriz é a comunidade mãe das demais, que formam a grande Paróquia São Luís Gonzaga. Por isso, as 12 velas também possuem esse sentido da unidade da nossa paróquia", ressaltou o pároco, enfatizando a importância da coesão entre as comunidades.
A celebração também incluiu o envio de novos coroinhas da paróquia. "Temos somente aqui na Matriz mais de 60 coroinhas que fazem parte da nossa caminhada, nos ajudam nas celebrações e, desde pequenos, dão esse testemunho de que querem viver a fé e partilhar a missão da Igreja", disse padre Diomar.
O evento não apenas comemorou um marco histórico para a paróquia, mas também reforçou os laços comunitários e o compromisso com a fé, especialmente entre as gerações mais jovens.
Mín. 18° Máx. 21°