A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque deu início a um projeto de monitoramento da qualidade da água do rio Itajaí Mirim, que corta a cidade. O objetivo é conservar os recursos hídricos da região.
O projeto consiste em coletas periódicas de amostras de água em 11 pontos estratégicos do rio, como principais pontes e saídas de ribeirões, abrangendo trechos da Cristalina ao Limoeiro. Diversos indicadores estão sendo analisados, como oxigênio dissolvido (OD) e pH.
Segundo o engenheiro químico Klaus Peter Schlei, da Fundema, o monitoramento visa obter um diagnóstico da qualidade da água, identificando possíveis riscos e fontes de poluição. "Isso nos permitirá embasar tomadas de decisão e garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos", explicou.
A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Viviane Michele Lemes, destacou que o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 6, que trata da água potável e saneamento. "Os dados coletados permitirão avaliar a eficácia das políticas existentes e desenvolver estratégias de gestão sustentável", afirmou.
Os resultados do monitoramento serão utilizados na gestão dos recursos hídricos do município, em projetos de educação ambiental e na elaboração de novas políticas públicas de saneamento e conservação.
Mín. 18° Máx. 21°