Sábado, 08 de Maio de 2021
(47) 98909-6266
Saúde Vacinação

Especialistas advertem sobre perigo de se vacinar contra a Covid-19 e gripe ao mesmo tempo

É necessário esperar, pelo menos, 14 dias entre um imunizante e outro.

03/05/2021 21h32 Atualizada há 5 dias
Por: Redação Fonte: Rede de Notícias Regional
Especialistas advertem sobre perigo de se vacinar contra a Covid-19 e gripe ao mesmo tempo

Desde o dia 12 de abril o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza a 23ª Campanha de Vacinação contra a gripe comum, ao mesmo tempo em que promove a vacinação contra a Covid-19 no país. Mesmo diante de duas campanhas tão importantes, especialistas alertam que as pessoas não podem receber a dose da vacina contra a Covid-19 simultaneamente com a vacina contra a gripe.

É necessário esperar, pelo menos, 14 dias entre um imunizante e outro. A infectologista Joana D'arc Gonçalves ressalta que o intervalo entre as doses é muito importante. “Tem que ter esse intervalo para você ter uma segurança com relação à vacina, e se tiver um efeito colateral, você vai saber até de qual vacina foi, senão complica”, salienta. A recomendação do Ministério da Saúde é de que se você faz parte do grupo prioritário da vacina contra gripe e ainda não tomou a vacina contra Covid-19, priorize a imunização contra a gripe. É que a fila para tomar essas doses é menor e anda mais rapidamente. Além disso, ela traz o aumento da imunidade, que é muito importante no combate ao novo Coronavírus.

Ao todo, o Brasil pretende vacinar cerca de 80 milhões de pessoas contra a gripe. As doses são distribuídas em três fases. Atualmente a campanha está no fim da primeira fase. O grupo prioritário é o de profissionais da saúde, gestantes, indígenas e crianças. Em relação às crianças, a expectativa é de que elas se vacinem contra a Covid-19 só daqui alguns meses, então, precisam ser vacinadas contra a gripe o quanto antes. “Você tem a possibilidade de ter um somatório de complicações porque tomou as duas ao mesmo tempo. Hoje existe a multivacina, que é dez em uma, mas a da Covid é nova e a gente não sabe se pode misturar e se pode fazer com outras vacinas. Então é preciso esperar os estudos e ter o respaldo científico para fazer junto”.

Ainda não há comprovação científica sobre os perigos de tomar os dois imunizantes juntos, mas os especialistas afirmam que não é tempo de se arriscar. Até o momento, mais de 43 milhões de brasileiros estão imunizados contra a Covid-19. O Ministério da Saúde monitora se todos os pertencentes do primeiro grupo prioritário da vacina contra a gripe estão imunizados.

A aposentada Inês Almeida é uma das brasileiras vacinadas contra o novo Coronavírus. Aliviada, ela diz que o sentimento é de liberdade. “Livre, por enquanto. Primeira dose tomada e a segunda vai ser melhor ainda”, comemora, comentando que também pretende tomar a vacina contra a gripe. “Já tomei dois anos e vou tomar o terceiro ano”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC
Atualizado às 16h55 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

21° Sensação
6.8 km/h Vento
69.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias