O município de Brusque deu um passo importante esta semana para aprimorar a mobilidade urbana e a segurança viária com o lançamento do Centro de Operações Integradas (COI). A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Gestão, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Polícia Militar e a Polícia Civil, visa otimizar o fluxo de veículos e reforçar a segurança nas vias da cidade.
O projeto, que começou a ser desenvolvido no início de 2023, conta com uma rede de mais de 120 câmeras distribuídas estrategicamente pelo município. Instalados pela empresa Protonet, os equipamentos são monitorados constantemente por agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), que utilizam as imagens para elaborar estratégias de melhoria do tráfego.
José Henrique Nascimento, secretário municipal de Fazenda e Gestão Estratégica, destacou a importância da iniciativa: "Esse projeto surgiu ao longo do ano passado, nesse trabalho integrado do departamento de trânsito e da Secretaria de Gestão, numa expectativa de ter uma estrutura e profissionais que tivessem acesso a câmeras e pudessem estar monitorando o trânsito".
O plano prevê ainda a expansão do sistema de monitoramento, com a instalação de câmeras adicionais em locais estratégicos, como praças em frente às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas principais entradas e saídas da cidade.
"O nosso COI, essa nova estrutura física, é essencial para o departamento de trânsito e para garantir que a mobilidade em Brusque seja cada vez mais segura, mais monitorada, e que o trânsito do município possa fluir de maneira ainda melhor", acrescentou o secretário.
Com esta iniciativa, Brusque demonstra seu compromisso em utilizar tecnologia e integração entre órgãos públicos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente.