Quarta, 23 de Junho de 2021
(47) 98909-6266
Saúde Saúde

Entrevista com Dr Osvaldo Quirino de Souza - Secretário de Saúde de Brusque

Dor de cabeça, perda de memória e ainda sem olfato ou paladar pós covid? E sobre a vacinação, vamos saber mais?

02/05/2021 20h00 Atualizada há 2 meses
Por: Gi Pavan
Dr Osvaldo Quirino de Souza - Secretário de Saúde de Brusque no Programa da Gi
Dr Osvaldo Quirino de Souza - Secretário de Saúde de Brusque no Programa da Gi

Alguém com sequelas do Covid? Dor de cabeça, perda de olfato, perda de memória?

Oi gente, tudo bem com vocês ? Quantas pessoas vocês conhecem que ficaram com sequelas do pós covid (que ainda persistem por meses?) sequelas neurológicas: perda de olfato e paladar; dores musculares nos braços, pernas, enfim, fraqueza e cansaço; no Programa da Gi, tivemos a ilustre presença do Secretário de Saúde Dr Osvaldo Quirino de Souza, médico neurocirurgião há 30 anos para nos esclarecer tais queixas.

Às vezes pensamos só na questão pulmonar quando se fala no Covid, mas segundo o médico, o indivíduo entubado por vários dias, fazendo uso de uma ventilação artificial, deixa de usar a musculatura intercostal e diafragmática, bem como musculatura periférica; uma vez saindo dessa condição, essas pessoas ficam extremamente fracas, com atrofia muscular e muitas vezes podendo fazer um quadro chamado de Sindrome de Guillain – Barré que acomete e paralisa os nervos. Ou seja, podemos ficar tetraplégicos em função de um Covid; para tal existe todo um trabalho de recuperação interdisciplinar para fazer com esse indivíduo tenha sua vida normal. Além dos nervos, o vírus “ataca” a musculatura, polimiosites; ou seja, não existe uma forma única desse vírus atuar, é fato!


Nas condições: leve e moderado da doença: alterações de comportamento, perda de memória, falta de foco e concentração e até mesmo casos de depressão, tem sido observado; até por diminuição de vários metabólicos, nutrientes… levando a fazer alguns casos de encefalite (leve) e muita dor de cabeça tardia… o que fazer ? Segundo Dr Osvaldo, fazer uma boa ananmese, investigar através de exames: tomografia, hemograma para que assim seja feita suplementação e até mudança de hábitos que sessarão tais sequelas …

E quanto à vacinação contra a Covid, conhece alguém que não quer vacinar?

“A melhor vacina é aquela que tem” devemos tomar com toda a segurança, diz o médico, que está muito confiante e diz ainda: “A vacinação em massa é a maneira de “zerarmos” essa pandemia, que em algum momento será contida”. Muito se aterroriza à respeito dessa vacinação: ué? Quando damos vacina em nossos filhos pequenos, eles também ficam “caidinhos”, doloridinhos não é verdade ? Reações como tremores, dores no local, podem acontecer como relata Dr Osvaldo. E que o fenômeno trombótico ele é infinitamente menor de acontecer, se comparado por exemplo com o efeito do anticoncepcional nas mulheres e faz um apelo: “Usem sem medo!” Não vale a pena correr o risco de contrair o vírus: dentro uma mesma casa: uma pessoa não teve sintomas e a outra faleceu!? Dentre tantos casos que conhecemos.

Imagina se todos as pessoas se recusarem a tomar a vacina?

Segundo Dr Osvaldo, esse é um momento de humanização, de não se omitir, de tomar a vacina para proteger sua família, seus filhos, seus avós; aceitar que a vacina é importante! Essa semana inicia a vacinação de 55 à 60 anos e também as pessoas com comorbidades e deficiências. A Secretaria de Saúde está fazendo um excelente trabalho, Dr Osvaldo elogiou a equipe que trabalha incansavelmente pra imunizar toda a população; poucos deixaram de tomar a segunda dose e ressaltou: mesmo aqueles que tomaram a segunda dose precisam ter cuidado. Dr Osvaldo finaliza a entrevista com a solidariedade aos que perderam seus entes queridos e com um apelo mais uma vez para se vacinarem.

É isso: consciência e paciência! Cuide-se Saúde seu bem mais precioso!

Abraço, fiquem com Deus e tenham uma semana extraordinária!

 

Gi Pavan Personal Trainer

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Gi Pavan
Sobre Gi Pavan
Dicas de saúde, qualidade de vida e bem estar!
Brusque - SC
Atualizado às 14h56 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 21°

21° Sensação
12 km/h Vento
64.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias