No próximo dia 9 de agosto, Brusque dará início a mais uma edição dos Jogos Comunitários, a principal competição esportiva do município. Este ano, o evento contará com a participação de 30 bairros e mais de 4 mil atletas, disputando 27 modalidades e 44 troféus, tanto no masculino quanto no feminino.
A cerimônia de abertura está marcada para as 19h do dia 9, na Arena Brusque. Entretanto, a competição já começa antes disso, com o futebol suíço livre iniciando seus jogos nesta quinta-feira (1) nos campos do Cedrense, Clube Paysandu e no recém-reformado estádio Augusto Bauer, que sediará a fase final do torneio.
Além do futebol suíço livre, o futsal masculino e feminino também começarão antes da abertura oficial, com partidas programadas para o dia 8, na Arena Brusque e na Escola Padre Lux. O cronograma completo dos jogos será divulgado nesta sexta-feira (2), às 19h, durante uma reunião com líderes comunitários na Arena Brusque. "Será um momento importante para discutirmos os últimos detalhes do evento e darmos oficialmente o pontapé inicial desta edição", afirma Delmar Tondolo, diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Segundo Tondolo, este ano a competição será mais compacta, com duração de cerca de 45 dias, retomando o cronograma anterior. "No ano passado, a competição se estendeu demais e, após ouvir o feedback da comunidade, decidimos voltar ao formato de 45 dias. Além disso, devido ao período de inverno, optamos por adiar um pouco a realização dos jogos este ano", explica.
Tondolo também celebra o aumento na participação em algumas modalidades. "Sempre há variações, mas estamos satisfeitos com o maior número de participantes na bocha rafa vollo feminina, que terá a maior participação dos últimos 10 anos. Também houve um aumento no futebol e futsal sênior, além do voleibol e handebol, tanto no masculino quanto no feminino, entre outras modalidades", destaca.