Na noite de terça-feira (19), durante a sessão ordinária, os vereadores de Guabiruba decidiram anular o veto do prefeito Valmir Zirke, garantindo assim o reajuste dos salários do Legislativo a partir do início de 2025. A maioria dos vereadores concordou em derrubar o veto, resultando em uma votação de 6 a 2 nesse sentido.
Após intensas polêmicas, debates e negociações nos bastidores, os parlamentares optaram por manter suas posições, o que significa que os vereadores da próxima legislatura receberão um aumento salarial de 38%, com salário que passará de R$ 5.657,91 para R$ 7.809,54.
Entidades representativas e servidores se manifestaram contra o aumento, que atingirá apenas os salários dos vereadores, não refletindo em outras áreas. O prefeito Valmir Zirke chegou a organizar uma conversa sobre o assunto e acabou vetando o projeto de lei. Com o veto derrubado na sessão de ontem, caberá ao presidente, Valdemiro Dalbosco (PL) sancionar a lei. Ele, que não participou da votação, se manifestou favoravelmente à derrubada do veto: "É para manter a independência do legislativo".