A Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São João Batista informou em nota que a Caixa Econômica Federal já concedeu autorização para o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinado aos trabalhadores cujas residências foram afetadas pelas recentes enchentes na cidade. O prazo para solicitar o benefício é até 28 de janeiro, utilizando o aplicativo FGTS disponível para celulares.
De acordo com os critérios estabelecidos pela Caixa, têm direito ao saque apenas os trabalhadores que possuem saldo na conta vinculada de FGTS e que não realizaram saques por motivo de calamidade nos últimos 12 meses. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00.
O saque abrange somente os moradores cujos endereços foram registrados pela Defesa Civil durante o período das ocorrências. Para solicitar o saque do FGTS Calamidade por meio do aplicativo FGTS, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
1) Ao acessar o aplicativo FGTS, clique em "Meus Saques";
2) Escolha a opção "Outras Situações de Saques";
3) Selecione o motivo do saque "Calamidade Pública";
4) Selecione o município de residência e clique em "Continuar";
5) Escolha uma das opções para receber o FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou saque presencial;
6) Faça o upload dos documentos necessários;
7) Confira os documentos anexados e confirme;
8) A Caixa analisará a solicitação e, se estiver correta, o valor será creditado na conta do trabalhador.
As instruções detalhadas sobre o uso do aplicativo FGTS estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal, através do link: https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/paginas/default.aspx. Mais informações sobre o saque calamidade do FGTS, incluindo a documentação necessária para atendimento presencial, podem ser encontradas em https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx.
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