Os Pelznickels já saíram às ruas este ano durante o desfile do Natal Mágico e agora se preparam para encantar (e assustar) o público, no tradicional Desfile de São Nicolau, que será realizado nesta quarta-feira, 6 de dezembro, em Guabiruba (SC).
São Nicolau e Christkindl também participam do desfile, promovido pela Sociedade do Pelznickel, para levar o espírito natalino aos bairros da cidade. O percurso inicia às 19h na Pelznickelplatz no bairro Imigrantes e segue para a rotatória do Lageado Baixo. Em seguida, passa pelo bairro Aymoré, rotatória da Pomerânia e do Maibaum.
Na sequência, o grupo segue para a rua 10 de junho, depois bairro São Pedro e localidades Alsácia e Lorena. O percurso encerra na Cantata de Natal, no Artesanato Dietrich, no São Pedro.
"Nosso primeiro encontro do ano foi incrível. Levamos o espírito do Natal através de nossa tradição, interagindo com o máximo de pessoas no desfile do Natal Mágico. Esperamos que todos tenham gostado! Agora, nos preparamos para o Desfile de São Nicolau com a presença de grande público pelas ruas e calçadas, já no esquenta para a Pelznickelplatz, que inicia nesta sexta-feira (8)", destaca o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler.
PelznickelPlatz
A PelznickelPlatz 2023 recebe o público no mês de dezembro, nos dias 8 e 9, das 19h às 23h e no domingo (10), das 17h às 21h. Nos dias 15 e 16, das 19h às 23h e no dia 17 de dezembro, das 17h às 21h. O evento é realizado na rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes, em Guabiruba.
O Ingresso da Tradição é R$ 10 por pessoa e crianças até 12 anos não pagam entrada.
Conheça a tradição do Pelznickel
Cobertos de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, é no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro que o Pelznickel sai das matas onde reside e invade as ruas da Guabiruba, para dar uma lição nas crianças que não se comportaram bem durante o ano. Conta a lenda que ele surgiu pela necessidade de São Nicolau, que nos tempos de Natal passava nas casas para entregar doces e benção. Como tinha casas que as crianças eram muito rebeldes e não respeitavam os seus pais, ele teve a ideia de buscar os moribundos que viviam além dos muros da cidade para dar um susto nessas crianças. Deu muito certo e diante disso, São Nicolau sempre andou com eles, que com o passar dos anos foram criando formas mais assustadoras e ganharam o nome de Pelznickel (Pelz - pelagem, pêlos e Nickel - diminutivo de Nicolau).