Fundado em 15 de novembro de 1998 e campeão do Campeonato Municipal de Botuverá em 2011, a Gabiroba tenta voltar a conquistar a competição após 12 anos. Neste período, o time que representa a comunidade ainda venceu, de forma invicta, os Jogos Comunitários de 2015, mas o grande desejo é voltar a levantar a taça de campeão municipal.
Conforme o representante do clube, João Kennedy Paulini, a expectativa sempre é chegar o mais longe possível. “Como qualquer equipe, quando se monta o time de atletas, o pensamento é sempre fazer uma boa campanha e manter a tradição de chegar à fase final, haja visto que, historicamente, sempre conseguimos chegar nestas fases”, destaca. “A competição é difícil. Esperamos fazer um bom campeonato e manter sempre nosso clube forte, honrando sempre nossas cores, independente dos resultados”, completa.
Nesta temporada, três equipes representam a sociedade esportiva. Além do Gabiroba, também participam o time do Foz Gabiroba e da Gabirobense. Kennedy ressalta que a Sociedade Gabiroba vem há alguns anos adotando postura diferente na montagem de times, tendo como lema principal jogar pelo amor a camisa e amor ao futebol. “Banimos no clube a prática de pagar jogadores, e abrimos as portas a todos que queiram vestir a camisa, dando oportunidade de participar dos campeonatos e jogar futebol. Como fazemos dois times no campo, buscamos agregar todos para manter nosso clube cada vez mais sólido”, observa.
Tudo isso também passa pela estruturação do clube, salienta. “Estamos, constantemente, através de eventos promocionais e colaboradores, melhorando nossa estrutura física e criando um ambiente de confraternização entre atletas e familiares, sempre após cada jogo. Este diferencial contribuiu para agregar novos jogadores, sendo nos últimos anos em número muito expressivo, que nos levou a montar duas equipes de futebol de campo e no aproveitamento deste plantel três equipes de futsal”, explica.
Apesar da quantidade de equipes, Kennedy comenta que isso não necessariamente será uma vantagem para a Gabiroba. Ele observa que o Municipal de Futsal de Botuverá é um campeonato muito equilibrado e que outras equipes também optaram pela formação de mais de um time, todos competitivos.
“Conhecemos o elenco de nossas três equipes. Confiamos na capacidade dos jogadores inscritos, e claro, nossa expectativa é que todas façam uma excelente campanha e que uma delas possa chegar a final com êxito”, declara.
Para chegar longe, a Sociedade Esportiva e Recreativa Gabiroba confia numa base já montada. “A equipe tem uma base que vem de anos, sempre mesclando com a juventude, pois o tempo passa e buscamos sempre renovar, mas sem perder nosso foco. Aqui, no Clube Gabiroba, se joga pela amizade, pela camisa, sempre com humildade e respeito”, diz.
A Gabiroba, desde que o município organiza os campeonatos, participou de todas as edições. Em 2011, quando foi campeão, o time venceu a grande equipe dos Irmãos Leoni
numa partida emocionante. O placar final acabou num eletrizante 10 a 9 para os campeões. “A Gabiroba é o único time a vencer os Leoni em uma final”, observa Kennedy.
E, agora, 12 anos depois, será que o time voltará a colocar seu nome na história?
Rodada de abertura*
O Campeonato Municipal de Futsal de Botuverá inicia no próximo sábado (15), quando as equipes do grupo A abrem a competição. Todas as partidas são disputadas no ginásio do Imigrante. Às 19h, jogam Figueira e Figueira B. Na sequência, às 20h, duelam Foz Gabiroba e Amigos do Ourífico. Às 21h, fecham a rodada Lageado e Primos Móveis. Todas as partidas da competição serão transmitidas ao vivo com apoio e patrocínio da Vidraçaria Azaléia.
Confira abaixo todas as partidas da primeira rodada
GRUPO A (15/04) - SÁBADO
19h – Figueira x Figueira B
20h – Foz Gabiroba x Amigos do Ourífico
21h – Lageado x Primos Móveis
GRUPO B (19/04) - QUARTA
19h- Los Bandoleiros x Águas Negras
20h – Gabirobense x Ourífico I
21h – Gabiroba x Juventude Ourífico
Mín. 18° Máx. 20°