O conceito “mindfulness” é definido como “ter atenção de um modo particular, no momento presente e sem julgamento”. Pesquisas da área sugerem que intervenções associadas a essa prática são interessantes para auxiliar na modulação de uma alimentação desregulada, podendo atenuar o estresse alimentar e melhorar o bem-estar emocional.
Alimentar-se de forma atenta é algo cada vez mais distante na sociedade moderna. Em meio a uma rotina conturbada, as pessoas estão escolhendo opções rápidas e alimentando-se sem prestar a devida atenção na mastigação e na sensação dos sabores.
Alguns trabalhos na literatura científica trazem resultados importantes em relação ao manejo de condições crônicas como depressão e problemas de ansiedade e sono com a prática de mindful eating.
O mindful eating é uma técnica que envolve a melhora do relacionamento com a comida e vem sendo adotada no atendimento do nutricionista que segue a linha da Nutrição Comportamental. Consiste em trazer estratégias que aumentem a atenção no momento da refeição para que o paciente perceba o sabor, o cheiro e a textura dos alimentos, bem como tenha consciência da correta mastigação e deglutição, aproveitando cada sensação que o alimento possa oferecer.
A ciência compila que adotar a atenção plena na rotina do paciente pode contribuir para a manutenção do peso corporal por conta de mecanismos associados à flexibilidade comportamental. Um exemplo disso é que a redução do estresse é um aspecto importante dos programas que envolvem o mindfullness, agindo em mudanças expressivas nas pessoas que apresentam compulsão alimentar relacionada às situações estressantes. Sendo assim, a adoção dessa intervenção no atendimento clínico é considerada uma conduta promissora para aproximar o paciente do alimento de forma positiva e saudável.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 19° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.