Segunda, 18 de Janeiro de 2021
(47) 98909-6266
Saúde Nutrição

Chocolate e a menopausa

Consumo de chocolate rico em cacau tem bons efeitos

11/01/2021 08h07 Atualizada há 5 dias
Por: Ana Carolina Loos
Chocolate e a menopausa

Um estudo com uma amostra de 140 mulheres entre 50 e 64 anos, todas no período pós-menopausa e com amenorréia nos últimos 12 meses prévios ao estudo. Também não apresentavam doenças crônicas, a prática de dietas hipocalóricas, ou um consumo prévio de cacau maior que 210g/semana.

 O grupo controle não recebeu nenhuma intervenção, enquanto o outro recebeu chocolate, 99% cacau, com uma orientação de consumo de 10g por dia, por seis meses. A porção orientada apresentava uma composição nutricional definida, contendo 65,4 mg de polifenóis. Foi requisitado que todas as mulheres permanecessem com o consumo alimentar habitual.

 Por testes neuropsicológicos avaliou-se a performance cognitiva. Foram aplicados no início do estudo, e ao final dos seis meses. Avaliou-se: atenção, velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva, memória, fluência verbal fonológica e semântica.

O grupo que recebeu a intervenção apresentou redução no tempo de execução para o teste de flexibilidade cognitiva.

O efeito do cacau na performance cognitiva tem sido estudado por diversos autores, os quais têm demonstrado resultados na melhora de tempo em testes neuropsicológicos e performance de funções cognitivas. Sugere-se que os polifenóis encontrados na composição do cacau poderiam auxiliar no aumento do fluxo sanguíneo cerebral, melhorando a função cognitiva e os resultados em testes de performance.

Os resultados desse estudo sugerem que o consumo alimentar habitual de chocolate rico em cacau (99%) pode estar associado com leves melhoras na performance cognitiva, considerando velocidade e flexibilidade de processamento em testes neuropsicológicos. No entanto, permanecem necessários futuros estudos para elucidar os possíveis benefícios do consumo de cacau para essa população.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ana Carolina Loos
Sobre Ana Carolina Loos
Saúde, dicas de alimentação e qualidade de vida, com a nutricionista Ana Carolina Loos.
Brusque - SC
Atualizado às 22h04 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

22° Sensação
13.3 km/h Vento
79.8% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias