Terça, 02 de Março de 2021
(47) 98909-6266
Saúde Crianças

O Natal está no ar: o que fazer com as crianças para aproveitar esta época especial?

Confira algumas dicas para essa época tão especial

11/12/2020 17h43 Atualizada há 3 meses
Por: Ana Carolina Loos
O Natal está no ar: o que fazer com as crianças para aproveitar esta época especial?

O natal está chegando, e com ele, muitas oportunidades de passar um tempo gostoso em família. É possível aproveitar este período para fazer atividades natalinas com as crianças, estimular a imaginação, trabalhar as emoções e ainda criar boas lembranças com os pequenos. Uma boa forma de começar estas atividades natalinas é assistir um filme desta época: os serviços de streaming como a Netflix, o Disney Plus e o Youtube trazem muitas opções. Quando for assistir com seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, não esqueça de perguntar qual cena chamou mais atenção e por que, além de falar sobre os valores retratados no filme. Você pode perguntar também se ele(a) faria o mesmo que o personagem principal, o que os personagens estavam sentindo em algum momento marcante do filme e o que ele(a) sentiu ao ver a cena do filme. Eis alguns exemplos de filmes para esta atividade:

  • O natal de Angela: Este filme, disponível na Netflix, fala de uma menina menina bem pobre, que quando vai na igreja no Natal percebe que o menino Jesus está “descoberto, passando frio na manjedoura. Ela decide fazer algo quanto a isso e o resto é uma história cativante e comovente, vale a pena assistir. O filme traz a reflexão da inocência infantil da menina, trabalha a empatia das crianças e também mostra a compreensão da mãe, em um gesto de empatia pelas necessidades da filha.

  • A Estrela de Belém: Este filme, disponível na Netflix, narra a história do nascimento de Jesus a partir de uma perspectiva pouco comum: os animais do presépio, em especial o burrinho. É uma história envolvente sobre amor e determinação. O burrinho é muito desajeitado, mas não se deixa levar pelos comentários negativos das pessoas ao seu redor, ele acredita que está destinado a fazer algo muito importante…o resto vale a pena conferir na história.

  • Os Fantasmas de Scroodge: Este filme, disponível na Netflix, é um clássico natalino de Charles Dickens, adaptado para as telinhas. Nele, o personagem Ebenezer Scroodge é um mal humorado senhor, dono de uma das maiores fortunas de sua cidade e que não gosta de pessoas e muito menos do natal, vive apenas para acumular dinheiro. As coisas começam a mudar, porém, quando ele é visitado por 4 fantasmas na véspera de natal, onde tem a chance de rever a sua vida e avaliar o modo como vive e trata as outras pessoas. Para as crianças, é um filme muito interessante para abordar os valores como bondade, paciência e compaixão, que são vistos em vários personagens (menos em Scroodge, inicialmente). Aliás, é possível perguntar para elas quais são as principais características desse personagem, porque ele não tem tantos amigos, quais atitudes dele não são legais. Já para os adolescentes e adultos, pode-se aprofundar esta reflexão, procurando compreender como Scroodge se tornou este homem mal humorado e rancoroso, pois isto também é bem retratado no filme e nos faz até ter uma certa empatia com o personagem. Enfim, é um filme fantástico, que ainda encanta gerações, não importando a forma como sua história é apresentada.

  • O Expresso Polar: este filme, disponível na Netflix, é sobre um menino que não acredita mais em Papai Noel, ou pelo menos, duvida da sua existência. Ele é chamado a bordo do trem que irá até a aldeia do Papai Noel, e, entre muitas aventuras e conflitos, descobre o significado da amizade e da fé. O filme é muito interessante para as crianças pois ao abordar estes conflitos entre o real e o imaginário, entre crer e não crer, traz a tona a importância de se manter fiel aos seus próprios valores. Além disso, fala muito das diferentes realidades sociais e das amizades inusitadas que podemos fazer ao longo da vida. Para adolescentes e adultos, ele leva a refletir sobre a importância que damos a algumas aparências e sobre como é difícil crescer em certos momentos…e até se isso é necessário em relação a algumas crenças saudáveis, como a magia do natal sugere.

Além dos filmes, outra atividade natalina muito proveitosa é a confecção de cartões natalinos. Os cartões natalinos trazem mensagens de esperança e amor, além de trabalharem a empatia, a criatividade e a atenção das crianças. Elas precisam pensar para quem irão entregar os cartões, o que gostariam de desejar para a pessoa e como será o cartão. Você pode ajudar neste processo, caso elas tenham dúvidas. Também é interessante disponibilizar diferentes materiais para a confecção dos cartões, como giz de cera, guache, cartolina, algodão, linhas, lantejoulas…tudo para estimular a criatividade e a imaginação.

A decoração de natal também é uma atividade muito proveitosa para a criançada: pode-se pedir a ajuda delas para montar a arvore de natal e o presépio, deixando que elas coloquem as bolas e os enfeites. Desta forma, auxiliamos a autonomia das crianças, além de fortalecer os laços afetivos com os familiares e criar boas lembranças.

Aproveite esta época mágica e escolha uma das atividades (ou todas) para fazer com as suas crianças! Depois conte para a gente como foi, pode mandar fotos também!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ana Carolina Loos
Sobre Ana Carolina Loos
Saúde, dicas de alimentação e qualidade de vida, com a nutricionista Ana Carolina Loos.
Brusque - SC
Atualizado às 04h53 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

20° Sensação
4.9 km/h Vento
97.3% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias